Em Garopaba, governador autoriza recuperação na SC-434

09 Mar, 2018 15:22:19 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

O governador Eduardo Pinho Moreira, acompanhado do secretário de Estado de Infraestrutura, Luiz Fernando Cardoso Vampiro, autorizou, na manhã desta sexta-feira, 9, em Garopaba, a licitação para uma das obras mais aguardadas pela comunidade: a recuperação da SC-434, incluindo a implantação de 13 quilômetros de ciclovia. O investimento do Governo do Estado é de R$ 3,2 milhões. No mesmo ato, o governador Eduardo Pinho Moreira assumiu o compromisso de incluir as obras no acesso Norte de Garopaba, na carta-consulta que será enviada ao Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), com os projetos que serão realizados com recursos do Banco.

“A obra vai humanizar o trânsito e a ciclovia traz mais segurança e qualidade de vida tanto pra quem pratica a atividade, mas, essencialmente a quem utiliza o trajeto pra ir ao trabalho, pra levar o filho na escola. Na correria de uma administração rápida, a gente não pode deixar de ter um olhar cuidadoso com as demandas de cada região”, afirmou Eduardo Pinho Moreira. O secretário de Estado da Infraestrutura pontuou cada um dos momentos do projeto explicando que o município tinha urgência em resolver o problema de mobilidade, mas por se tratar de uma rodovia estadual precisava do apoio do Governo. “Nos dedicamos a este anseio da comunidade, fomos ágeis, fizemos o projeto e agora podemos dar essa resposta positiva para a comunidade e, sobretudo, investindo numa cidade que tem uma dinâmica turística importante para o estado como um todo”, relatou Luiz Fernando Cardoso Vampiro.

Mas é para moradores e ciclistas como Felipe Fornari, que a obra de recuperação da SC-434 tem um significado muito especial. Adepto do pedal, por esporte, o jovem conta que até deixou de utilizar a rota por causa da falta de segurança no local. Ele também lamenta que, pelo mesmo motivo, muitas pessoas desistiram de fazer da bicicleta, um meio de locomoção diário, que na opinião dele, favorece a mobilidade urbana e o meio ambiente. “Hoje a gente recupera a esperança de que em breve poderemos utilizar a rodovia com tranquilidade e segurança. Hoje muita gente que passa por ali, por não poder escolher outro caminho, nem imagina o risco que está correndo”, observou.

Obras no Acesso Norte

Ao autorizar a licitação da recuperação da SC-434, em Garopaba, o governador Eduardo Pinho Moreira reforçou a importância de o município ter um segundo acesso asfaltado. “A cidade é uma das mais lindas do estado. Estamos no final do verão e ainda tem turista. Isso reforça nosso compromisso em garantir a infraestrutura adequada para quem mora ou visita a região.

Eduardo Pinho Moreira explicou que o incentivo a atividades econômicas potenciais de Santa Catarina, ajudam o Governo a estimular fontes de recurso para atender demandas prioritárias em outras áreas. Segundo o governador, hoje o Turismo já representa 13% do PIB catarinense. “Saúde e Segurança, áreas que atuam na proteção da vida, são as nossas prioridades, mas nós precisamos de recursos para atendê-las e eles são resultado do trabalho que fazemos com excelência em tantos outros setores”, reiterou o governador, ao assumir o compromisso de executar as obras que faltam para completar o Acesso Norte de Garopaba.

A proposta, segundo Eduardo Pinho Moreira, é incluir o projeto na carta consulta que será enviada ao BNDES, junto com outras obras classificadas como de desenvolvimento econômico, turístico, de escoamento de produção agrícola, a exemplo do novo acesso no aeroporto de Florianópolis, a revitalização da SC-401 e a recuperação das pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles, também na Ilha de Santa Catarina. O governador explicou que estas e outras obras serão executadas com recursos do BNDES, referentes ao valor que Santa Catarina tiver direito a contratar junto ao Banco.

“O Banco será parceiro para obras com esta função estratégica. Desenvolver o turismo é vital para Santa Catarina e ainda mais para Garopaba”, concluiu o governador. As obras do Acesso Norte deverão se concentrar em um trecho de aproximadamente quatro quilômetros, incluindo melhorias ou a construção de uma nova ponte no local.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança