Em debate com jovens, parlamentares do PSDB incentivam participação na vida política

15 Mar, 2018 10:43:42 - Brasil

Brasília (DF)

Parlamentares do PSDB encorajaram jovens universitários a apostarem no próprio talento e a participar da vida pública do país. Os deputados Pedro Cunha Lima (PB), Eduardo Cury (SP), Luiz Carlos Hauly (PR) e a deputada Mariana Carvalho (RO), segunda secretária da Mesa Diretora e responsável pela organização dos projetos Estágio Visita e Estágio Participação, participaram do primeiro encontro/debate de 2018 entre 60 jovens universitários de todo país com deputados federais. Os estudantes questionavam parlamentares sobre diferentes temas para o programa Direto das Comissões.

Mariana Carvalho destacou a diversidade de pensamentos e ideologias de deputados que participaram do debate. Ela fez um alerta sobre a importância, dentro do processo democrático, do respeito ao próximo, de respeitar a opinião do outro e da humildade do aprendizado diário. Também citou as fake news que circulam na internet, sem que as pessoas questionem a veracidade, por mais absurdas que pareçam.

Questionada sobre formas de combater a violência, a tucana destacou a importância de valorizar a educação, desde a primeira infância, como a única forma efetiva de combater a violência. “Por mais que se adotem medidas imediatas ou tente prevenir aquele primeiro momento de violência, nada vai chegar a uma solução tão benéfica e tão eficaz quanto mudar a educação em nosso país”, disse. Eleita aos 29 anos para o primeiro mandato na Câmara, Mariana Carvalho defendeu a união dentro da bancada na luta pelos interesses do estado que representam e o direito do jovem sonhar e lutar para concretizar este sonho.

“Imagine vocês também deputados. Vocês podem sim estar aqui nos representando, vocês podem sim chegar aonde vocês quiserem, que seja como juízes, que seja como advogados, que seja na área médica, em qualquer lugar”, disse a parlamentar tucana, reiterando a aposta que eles devem fazer no potencial que existe dentro de cada um. Aos 30 anos, o deputado Pedro Cunha Lima exerce o primeiro mandato na Câmara. Ele se dirigiu aos jovens destacando a importância de participar da vida pública e da política do país. “Essa é uma cena que para mim tem um enorme significado histórico, sintam-se tomando posse da Câmara dos Deputados”, disse ele, cobrando a responsabilidade de cada um sobre os destinos da nação.

“A política vai mudar desde que haja uma participação também sua. Se engaje, saiba que a gente precisa fazer a boa política para fazer algo positivo”, disse. Segundo ele, o momento é propício para promover as mudanças necessárias a fim de permitir que o cidadão participe efetivamente das decisões legislativas. Já o deputado Luiz Carlos Hauly falou do sacerdócio de exercer a vida pública. Com 45 anos atuando na política – desde vereador, secretário de Estado e exercendo o sétimo mandato de deputado federal, ele falou sobre o crescimento da atividade pública e da função dos agentes políticos. “Não há político aqui que não tenha vindo pelas mãos do povo”, disse ele.

Questionado sobre avanços obtidos a partir da reforma trabalhista, o deputado Eduardo Cury destacou a redução em até 70% no número de processos na Justiça do Trabalho. “Antes havia uma indústria da ação judicial. Com a obrigação das duas partes pagarem os custos do processo, só vai a litígio quem tem certeza de que tem razão”, afirmou. O tucano destacou ainda os benefícios de flexibilizar o horário de almoço. Para ele, ainda é cedo para medir os reflexos sobre o mercado de trabalho, mas o principal é que a legislação trabalhista existe para proteger os mais fracos e a mudança veio para dar regras ao que já estava sendo praticado pelo mercado.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança