• Em Criciúma 250 detentos finalizam curso na área de costura

    Iniciativa é promovida pela Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa de Santa Catarina, em parceria com o SENAI.

Em Criciúma 250 detentos finalizam curso na área de costura

29 Nov, 2021 18:33:56 - Segurança

Criciúma (SC)

Em uma sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira, 250 internos da Penitenciária Sul, de Criciúma, receberam os seus certificados de conclusão do curso de Costura Básica. A formação foi viabilizada por meio de uma iniciativa da Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa de Santa Catarina, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), entidade da FIESC. A capacitação possibilitará que os detentos atuem no Programa SAP Têxtil, em fábricas do ramo que estão sendo implantadas nas unidades do Estado.

“A ideia é que a partir do ano que vem, os detentos de Santa Catarina comecem a confeccionar as peças de uniforme da rede estadual de ensino. O intuito do curso é justamente capacitar esses presos que depois serão os funcionários de um galpão que está sendo construído na Penitenciária para dar espaço a uma linha de produção. Cada região do Estado fará uma peça, o Sul ficou responsável pela camiseta curta do uniforme”, explica a supervisora dos cursos rápidos do SENAI Regional Sul, Izamara Fabre Custódio.

O curso de costura teve a participação de 250 homens privados da liberdade, divididos em dez turmas. “É uma grande satisfação para o Senai podermos contribuir com este importante projeto que oportuniza a essas pessoas privadas de liberdade, o acesso a uma qualificação profissional de qualidade, e que poderá lhes despertar caminhos diferentes e melhores decisões nas escolhas futuras. Os alunos surpreenderam positivamente com a dedicação, postura, rápido aprendizado, e perfeição dos trabalhos produzidos durante o curso. Parabenizamos em especial aos gestores da penitenciária Sul pela exemplar condução desta parceria de sucesso conosco”, frisa a gerente executiva do SENAI Regional Sul e Litoral Sul, Graziela da Silva Branco.


Para Rodicélia Felipe, uma das professoras do curso de costura, o resultado alcançado superou as expectativas. “Com certeza, o maior desafio foi o nosso, porque eles estão lá. Mas, para nós, é um público totalmente diferente, até em função da carga horária, que é muito pequena. Mas fomos nos ajustando. A gente se surpreendeu porque são pessoas que tem têm criatividade, que querem aprender e se reinventar, mas que precisavam dessa oportunidade. Durante todos os dias do curso, eles se empenharam, dedicaram e mostraram que são resilientes e querem mudar”, pontua.

Atenções se voltam ao trabalho

Segundo o diretor da Penitenciária Sul, Wagner Batista Ismael, os cursos ofertados aos detentos influenciam no próprio dia a dia da unidade. “Eles acabam tendo essa ocupação, então as atenções se voltam para o trabalho. Aqui dentro, reflete até na postura do interno com os agentes e as famílias, porque eles acabam criando uma perspectiva de futuro. É uma oportunidade que muitos nunca tiveram antes. Sabemos que a educação transformar e melhora a vida das pessoas”, comenta.

A formatura contou com a presença de 25 detentos que participaram do curso, representando os demais alunos. Além disso, participaram do ato, a gerente executiva do SENAI Regional Sul e Litoral Sul, Graziela da Silva Branco; Wagner Batista Ismael, diretor da Penitenciária Sul; Rodicélia Felipe, professora do curso, representando, também, Elizânia Gomes Vitório, docente que não pôde estar presente; Juliana Borges Medeiros, gerente Regional Sul da SAP e Josiane Maria Melo da Rosa, gerente Estadual de Educação da SAP.

Novo curso nos próximos dias

Além das dez turmas de costura básica, nos próximos dias, terá início o curso de mecânico de máquina de costura. O projeto também faz parte da iniciativa em produzir uniformes da rede estadual de ensino. No total, 25 detentos serão contemplados com as aulas.

NOVO TEXTO COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal