• Em alusão a Semana do Trânsito educação de Içara está promovendo o projeto Mini Cidade

Em alusão a Semana do Trânsito educação de Içara está promovendo o projeto Mini Cidade

14 Set, 2021 14:38:26 - Educação

Içara (SC)

Depois do início do projeto no último sábado, dia 11, na Praça da Matriz São Donato, nesta segunda-feira, dia 13, foi a vez da escola Quintino Rizzieri receber a Mini Cidade. A ação faz parte do Programa de Educação para o Trânsito e Cidadania em alusão à Semana Nacional do Trânsito que ocorre entre os dias 18 e 25 de setembro. A ideia da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara é educar alunos para o trânsito, levando o projeto de forma itinerante a 12 instituições de ensino da rede municipal.

O projeto Mini Cidade conta com placas de sinalização e semáforos simulando o trânsito de uma cidade. Além do uso prático da sinalização, serão realizadas aulas expositivas com os alunos, além da entrega de cartilhas e vídeos educativos. “Criar consciência é um processo e nada melhor do que práticas que levam à consciência do cidadão. E foi assim no dia de hoje na escola Quintino Rizzieri. Momento único, criando educadores para um trânsito mais seguro. Nossos estudantes do 1º ao 5º ano, estavam com sede de aprender, deixaram o amarelo de setembro ainda mais brilhante e levaram para suas casas uma lição de trânsito pela vida”, disse a diretora da escola, Eliane Magdalena.


O projeto Mini Cidade é ofertado pela empresa Centercamp. “O trânsito atualmente é um dos locais onde mais ocorrem mortes no país. É fundamental educar nossas crianças para o uso cauteloso e consciente do trânsito”, comentou a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso.

Inicialmente, o programa vai atender crianças do 1º ao 5º ano. “No sábado o evento na Praça já foi um sucesso, hoje foi muito especial também na primeira escola contemplada com o projeto. Temos a certeza que esse tipo de atividade prática educa e muito. Nossas crianças acabam aprendendo melhor o que vivenciam na prática, promovendo assim um aprendizado muito significativo e repleto de conscientização”, comentou a secretária de educação, Rose Reynaud.

Programação nas escolas:

Nesta terça-feira, dia 14, a escola Ângelo Zanellato recebe a ação. Na quarta, dia 15, a escola Maria Arlete Lodetti. Na quinta-feira, dia 16, a escola Lucia De Luca. Na sexta-feira, dia 17, é a vez da escola Tranquillo Pissetti.

Na próxima semana a ação inicia na segunda-feira, dia 20, na escola São Rafael. Na terça-feira, dia 21, na Ignácio João Monteiro. Na quarta-feira, dia 22, alunos da escola Maria Barcelos Puziski também recebem o projeto. Na quinta-feira, dia 23, a ação chega à escola José Fernandes. Paulo Rizzieri, Theóphilo C. Silveira e Hercílio Serafim recebem respectivamente nos dias 24, 27 e 28.

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal