• Em 2019, Bacia do Rio Urussanga terá documento com dados, projeções e metas

Em 2019, Bacia do Rio Urussanga terá documento com dados, projeções e metas

26 Dez, 2018 16:53:35 - Geral

Urussanga (SC)

Desde julho deste ano, um trabalho criterioso avança para o planejamento e a gestão da Bacia do Rio Urussanga. É o Plano de Recursos Hídricos, documento que está sendo elaborado por um grupo técnico coordenado pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e supervisionado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS) e pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga.

Centenas de cidadãos de diferentes setores da sociedade também estão contribuindo para a construção deste instrumento que determinará os critérios necessários para recuperação, preservação e conservação da água, bem como definirá o cenário atual de oferta e demanda, projetará os possíveis panoramas futuros e irá estabelecer ações e metas estratégicas a serem executadas. A previsão de entrega do documento é para novembro de 2019. A finalidade é garantir água em quantidade e qualidade aos diversos usos e ao desenvolvimento sustentável da bacia hidrográfica do Rio Urussanga, que abrange 10 municípios: Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Içara, Jaguaruna, Morro da Fumaça, Pedras Grandes, Sangão, Treze de Maio e Urussanga.

Dentro da etapa B do projeto executada em 2018, o envolvimento da sociedade resultou na participação efetiva em três encontros regionais e três oficinas temáticas apontando problemas e soluções para a gestão da água na região Sul de Santa Catarina. Além disso, a campanha de cadastro de usuários de água foi intensificada com o intuito de levantar dados. Na etapa C, que está em fase de finalização, é elaborado o diagnóstico com avaliação quantitativa e qualitativa da disponibilidade hídrica da bacia hidrográfica, bem como caracterizadas e quantificadas as demandas hídricas, permitindo a identificação de conflitos já instalados ou potenciais e o conhecimento da dinâmica socioeconômica.

"O Plano de Recursos Hídricos está em pleno desenvolvimento e a sociedade está colaborando com o avanço dos trabalhos. Entidades, Prefeituras, associações, órgãos do Governo e membros do Grupo de Acompanhamento do Plano (GAP) também contribuíram sugerindo metodologias, apontando sugestões e solicitando aprofundamento de questões. A partir de agora é atuar nas próximas ações e no cronograma de planejamento para 2019", salienta o coordenador do Plano e professor da Unisul, Celso Albuquerque.

Próximas etapas


O cronograma de etapas e ações do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga segue em 2019 com a execução das etapas D e E. A primeira é relacionada ao prognóstico das demandas hídricas e consiste na projeção futura tanto de superficiais quanto de subterrâneos. Além disso estabelece a situação de equilíbrio entre oferta e demanda quantitativa e qualitativa de água. Já a etapa E se refere à elaboração final do Plano com definição de objetivos, metas e estratégias, e ações de curto, médio e longo prazo.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança