• Eliane Revestimentos conquista prêmio de sustentabilidade

    Empresa venceu a 24ª edição da premiação com projeto de reaproveitamento de resíduos

Eliane Revestimentos conquista prêmio de sustentabilidade

31 Jul, 2017 14:02:22 - Economia

Florianópolis (SC)

A Eliane Revestimentos recebeu o Troféu Onda Verde, entregue na 24° edição do Prêmio Expressão de Ecologia – o mais importante da área ambiental na região sul do Brasil. Com o projeto "Resiecologi: Reaproveitamento de Resíduos", a empresa conquistou a primeira colocação na categoria Gestão Ambiental, sendo a única premiada no setor de revestimentos cerâmicos. A entrega do troféu aconteceu durante o Fórum de Gestão Sustentável 2017, realizado na última sexta-feira (28) na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis, SC.

Capitaneado pelo Sistema de Gestão Ambiental da empresa, o projeto foca na reutilização de resíduos gerados no processo produtivo dos revestimentos cerâmicos, com o objetivo de diminuir os danos ao meio ambiente por meio do reaproveitamento de materiais, bem como na redução de custos.

A preocupação com uso de recursos naturais e a sustentabilidade é um dos pilares que conduz a Eliane Revestimentos, fazendo parte intrínseca do DNA da empresa. “Desde o início do desenvolvimento do portfólio, nós sempre procuramos tomar cuidados para que os recursos naturais empregados sejam usados na menor medida possível, sem prejudicar a qualidade do produto. Com esse pensamento, naturalmente a equipe de desenvolvimento interno avalia continuamente a hipótese de reutilização ou de reciclagem de resíduos”, comenta o diretor industrial da empresa Otmar Müller.

Um dos resultados do Resiecologi da Eliane foi o desenvolvimento de um novo tipo de esmalte para os porcelanatos, criado a partir das sobras do processo de esmaltação. Esse material é transformado em um pó granulado que compõe cerca de 40% da nova formulação, que é utilizada no acabamento dos revestimentos rústicos – isso porque os porcelanatos desse tipo podem ter variações de tonalidade sem perda de qualidade estética e de desempenho. O novo esmalte utilizado pela Eliane resulta na redução de 51% do uso das matérias-primas naturais durante a produção. Além disso, a empresa conseguiu reduzir em 16% o custo da produção nos produtos Peroba Decor, Stone Patch, Evora Deck e Jardins.

Segundo Müller, a evolução do processo produtivo em prol da sustentabilidade demanda altos investimentos, que se compensam a médio e longo prazo. “Esses valores empregados na criação de novos produtos sustentáveis se mostram recompensados pela redução de desperdícios, de contingências passivas, legais e com ganhos de produtividade no processo produtivo, especialmente pela redução dos desperdícios”, comenta. Para o diretor, o esforço em prol do meio ambiente também impacta na imagem e no valor da empresa perante clientes e a comunidade.

O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 2003 pela Editora Expressão e é reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como a maior premiação ambiental da região sul do Brasil, com a participação de 2.517 cases das principais empresas, ONGs, prefeituras e entidades da região. Somente nesta edição foram 109 projetos de 80 organizações, que concorreram em 17 categorias.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal