• Egressa Unesc é 1ª colocada na seleção de doutorado na UFSCar

    Débora passou para o melhor Programa de Engenharia de Materiais da América Latina 

Egressa Unesc é 1ª colocada na seleção de doutorado na UFSCar

25 Jul, 2017 11:07:19 - Educação

Criciúma (SC)

O primeiro lugar no processo seletivo atual para o doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), em São Paulo, tem a marca da Unesc. A egressa do curso de Engenharia de Materiais e do Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade, Débora Cristina Niero Fabris, foi a primeira colocada na seleção e a partir de 21 de agosto inicia os estudos no melhor Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da América Latina - com nota máxima (7) na Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). .

“Soube que havia passado na seleção três horas depois de ter defendido minha dissertação na Unesc, no fim de junho. Estava sendo parabenizada pelo Mestrado quando recebi o resultado da UFSCar. Ainda não estou acreditando”, comenta a mestre em Ciência e Engenharia de Materiais.

Na Unesc, Débora desenvolveu pesquisa sobre materiais alternativos aos utilizados atualmente para a proteção individual de pessoas e blindagem de carros contra tiros. Na UFSCar, vai trabalhar a questão da balística na vitrocerâmica com uma das referências mundiais neste material, o professor doutor Edgar Dutra Zanotto.

O professor doutor do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais) e pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, foi quem orientou Débora no Mestrado. O primeiro contato que ambos tiveram foi quando ela, ainda estudante de graduação, participou do Programa de Iniciação Científica sob a orientação de Montedo. “Estamos felizes em ver esta conquista de uma egressa da Unesc. A Débora vai ter oportunidade de se desenvolver ainda mais”.

Plano traçado aos 16 anos

Aos 25 anos, Débora arruma as malas para deixar a casa dos pais, em Cocal do Sul, e passar pelo menos quatro anos em São Carlos, São Paulo, onde fará doutorado. Mas a mudança é apenas uma consequência de um planejamento de vida que ela fez aos 16 anos. “Consegui estudar com bolsa no CMG em Cocal do Sul e fiz técnico em Cerâmica. E como os professores que eu mais gostava eram da área de Engenharia de Materiais, o curso me chamou a atenção. Foi então que tracei a meta de seguir na área da pesquisa fazendo graduação, mestrado e doutorado”, conta Débora, que já planeja fazer pós-doutorado e atuar como professora e pesquisadora.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal