• EFAPI 2017 recebe julgamentos de bovinos jovens das raças Jersey e Holandesa

    Jurados avaliarão as características morfológicas dos animais.

EFAPI 2017 recebe julgamentos de bovinos jovens das raças Jersey e Holandesa

13 Out, 2017 09:34:50 - Geral

Chapecó (SC)

Os melhores bovinos de leite das raças Jersey e Holandesa do Estado de Santa Catarina encontram-se na Exposição-Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (EFAPI – 50 ANOS) e seguem disponíveis para visitação até o domingo (15). O evento reúne cerca de 400 animais leiteiros e, entre eles, estão alguns dos mais premiados do território barriga-verde. Entre os eventos mais expressivos do setor, a EFAPI 2017 recebe nesta sexta-feira (13) dois importantes julgamentos.

No período matutino, a partir das 9h, inicia o Julgamento dos Animais Jovens da Raça Holandesa. O evento integra a 4ª Etapa do Circuito Nacional da Raça Holandesa. Segundo o presidente do Núcleo de Bovinos de Chapecó Rosalvo João Bertoli, cerca de 80 bovinos jovens devem participar da competição que é dividida em oito categorias, quatro de novilhas e quatro de bezerras.

 “O jurado avaliará as questões morfológicas de cada animal conforme a sua idade. Entre as características observadas estão cabeça, pescoço, arqueamento da costela e linha de dorso, por exemplo. Todos os animais serão ranqueados e ao final o jurado explicará o diferencial de cada animal”, explica o presidente.

Assim também ocorrerá com os bovinos jovens da raça Jersey. A partir das 14h iniciará o Julgamento dos Animais Jovens da Raça Jersey, evento que integra a 4ª etapa Neogen do II Circuito Nacional da Raça Jersey.  “Cerca de 140 animais participarão do julgamento que ao final escolherá a melhor fêmea jovem de cada raça”, complementa o presidente.

Os animais serão julgados por renomados e qualificados árbitros. A raça Jersey será avaliada pelo médico-veterinário gaúcho  Edson Luis Kurtz. Jurado oficial desde 2002, o médico-veterinário mineiro Flavio Junqueira fará o julgamento da raça Holandesa.

Conforme o presidente do Sindicato Rural de Chapecó e integrante da Comissão de Agropecuária da EFAPI 2017, Ricardo Lunardi, todos os animais são oriundos do território catarinense, originários do sul, Vale do Itajaí, meio oeste, oeste e extremo oeste. “Reunimos o que de mais excelente existe em potencial genético dos animais. Isso demonstra o elevado nível da produção no Estado, colocando o território catarinense em destaque”, afirma.

Os criadores do Estado poderão disputar o campeonato nacional, já que por questões sanitárias os animais de Santa Catarina, por ser área livre de aftosa sem vacinação, quando saem do Estado para participar de eventos em outras regiões não podem mais retornar.

AMPLA ESTRUTURA

 O Parque também dispõe de ampla área de currais, pista para julgamento zootécnico das raças expositoras e pórtico sanitário para abrigar as instalações da defesa sanitária animal, sendo a melhor estrutura física de Santa Catarina para a realização desses eventos.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTOS/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE