• Educandário recebe homenagem pelos 80 anos de fundação

Educandário recebe homenagem pelos 80 anos de fundação

30 Mar, 2017 14:17:26 - Política

Florianópolis (SC)

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou na noite desta quarta-feira (29) uma sessão especial em homenagem aos 80 anos do Educandário Santa Catarina, que fica em São José, na Grande Florianópolis. A iniciativa partiu do deputado João Amin (PP) e foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares no ano passado.

A instituição, que oferece educação infantil em tempo integral e ensino complementar no contraturno escolar para crianças em situação de vulnerabilidade social, completou 80 anos no final de 2016. A solenidade estava marcada para dezembro do ano passado, mas foi cancelada na ocasião em virtude do acidente aéreo ocorrido com a delegação da Chapecoense.

“É muito importante celebrar essa data tão significativa para essa nobre instituição que cumpre a missão de oferecer educação infantil e complementar a crianças que não têm suas demandas atendidas pelo Estado por meio de políticas públicas eficientes”, destacou o deputado João Amin, que apresentou um rápido histórico do educandário. “É um trabalho que melhora a qualidade de vida da comunidade escolar e das famílias atendidas”, completou.

Em seu discurso, Cléa Duarte Reitz, diretora-geral da instituição há 36 anos, citou várias pessoas e instituições que colaboraram e ainda colaboram para o funcionamento do educandário. “Contar essa história é como se estivesse falando da minha própria história”, disse. “É uma história de valorização e desenvolvimento da criança, para oportunizar a elas a possibilidade de ter uma vida mais digna.”

A vice-presidente do Grupo Santa Luzia, Alexandra Zunino, discursou em nome dos homenageados. Ela lembrou que o pai, o médico João Nilson Zunino, falecido em 2014, sempre foi um incentivador do educandário. “Recordo como se fosse hoje do meu pai recebendo as crianças. Isso sempre deixava ele muito feliz”, afirmou. Para ela, o trabalho desenvolvido pela instituição colabora para a construção de uma sociedade mais justa. “Se a gente não consegue ajudar todas as crianças do mundo, vamos ajudar aquelas que estão próximas da gente. Certamente vamos fazer um mundo melhor”, considera.

O Educandário Santa Catarina foi fundado em 12 de dezembro de 1936. Surgiu com o objetivo de dar ao hanseniano assistência mais humana e às crianças nascidas com o estigma, saúde, assistência e atenção. É uma entidade filantrópica, de caráter assistencial e educacional, que atualmente atende em sua sede, no bairro Roçado, em São José, 540 crianças em condições de vulnerabilidade social, de 14 meses a 12 anos de idade, oferecendo ensino infantil em tempo integral e atividades complementares no contraturno escolar para as crianças que cursam o ensino fundamental na rede regular de educação.

Participaram da sessão especial a deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB) e o deputado Mário Marcondes, além do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Côrte, e da primeira-dama de Santa Catarina, Maria Angélica Colombo.

Homenageados:

Educandário Santa Catarina, por meio de sua presidente, Marly Ziliotto Gomes
Maria Angélica Ribeiro Colombo
Maria Helena Ramos Gomes
Orlando Koerich
José Nitro da Silva
César Gomes
Glauco José Côrte
Angela Amin
Jane Ferreira Martins
Salete Martins
Hilma Sell
Blandina Maria Schimidt
Cléa Duarte Reitz
João Moacir Will
Roberto Deschamps
Elmar Heineck
Guido Locks
José Carlos
Ricardo Fernandes
Laboratório Médico Santa Luzia
Dominik Metal Center

TEXTO/AGÊNCIA ALESC
FOTO/SOLON SOARES

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE