• Educação transformadora: é preciso ir além da sala de aula

Educação transformadora: é preciso ir além da sala de aula

30 Mar, 2017 15:35:05 - Artigo

Florianópolis (SC)

As instituições de ensino de uma maneira geral – e as de nível superior, de forma específica – têm um grande desafio no mundo contemporâneo. Ao contrário do que ocorria há alguns anos, a conquista de um diploma não é mais a garantia de, pelo menos, inserção no mundo do trabalho. Mudaram as demandas do mercado corporativo e da sociedade como um todo: agora, é preciso aliar três competências que podem ser resumidas na sigla CHA – Conhecimento, Habilidade e Atitude. É necessário associar conteúdo teórico e prático, desenvolver a inteligência emocional e ser proativo, por meio de ações.

E se as demandas são diferentes, a proposta de ensino também deve ser distinta: a da educação como instrumento transformador da sociedade. Nosso papel como educadores não é simplesmente entregar um diploma, formar um “fazedor de coisas”; é ajudar na formação de um cidadão interessado em transformar para melhor a realidade onde está inserido, seja a rua, escola, bairro, cidade. 

Para conseguir isso, é preciso ir além da sala de aula. Hoje, como educadores, aprendemos que é preciso olhar para o que está ao nosso redor, pois é por meio da realidade cotidiana que percebemos as necessidades e nos preparamos para as transformações necessárias. Uma instituição de ensino contemporânea deve estar sempre de portas abertas, mantendo um relacionamento próximo com poder público, empresas e entidades de classes durante todo o tempo e não apenas em período pós-formatura, como forma de inserir os estudantes no mundo do trabalho. 

É por meio de parcerias constantes que ampliamos nossa capacidade de entendimento do que é preciso fazer e, juntos, pensamos em como realizar de forma mais eficiente, para ter resultados mais eficazes e potencializados. Assim, quando o aluno encerra o ciclo dentro da instituição de ensino, ele tem compreensão de que é essencial, sim, ter uma carreira de sucesso, mas que esse sucesso deve estar relacionado ao crescimento dos outros e que somente teremos um mundo mais igualitário com a participação efetiva de todos.

Larisa Hemkemeier Webber de Mello
Mestranda em Administração Universitária na UFSC
Diretora Executiva da Fatenp/Unigranrio

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal