Educação muda o calendário de matrículas dos Cedup´s

03 Jul, 2018 11:16:50 - Educação

Florianópolis (SC)

Para equilibrar a oferta e a procura de vagas nos cursos profissionalizantes, a Secretaria de Estado da Educação está implementando mudanças no calendário dos 18 Cedup´s de Santa Catarina. A partir de agora, a matrícula de novos alunos passa a ser anual, a exemplo do que ocorre na Educação Básica (ensinos fundamental e médio).

A medida é baseada em estudos e está diretamente relacionada a evasão escolar, que atualmente é de cerca de 40% em alguns dos 44 cursos oferecidos nos centros profissionalizantes do Estado (veja o quadro). Hoje, há casos de turmas com um único aluno, como verificado no curso de Informática oferecido no Cedup de Tubarão - no início do módulo, no primeiro semestre, eram 45 estudantes.

A cena se repete no Norte do Estado, no Cedup Dario Geraldo Salles, em Joinville, onde o curso de Marketing iniciado em janeiro com 26 alunos tem hoje apenas 7 estudantes matriculados. "Os estudos nos mostram que há pelo menos três causas para a evasão: a relação entre a oferta e a procura em cada região, a matriz curricular e a metodologia usada em sala de aula", explica a diretora Marilene Pacheco (Gestão da Rede). 

Ainda neste semestre, a Secretaria de Estado da Educação deve dar continuidade aos estudos, reunir os gestores e coordenadores dos cursos e implementar novas mudanças. A ideia é rever a matriz curricular ou mesmo a lista de cursos oferecidos em cada região. A SED reforça ainda que o cronograma de aulas dos alunos já matriculados nos cursos ofertados pelos Cedups não sofreu nenhuma alteração. A orientação é que nenhum aluno seja prejudicado. As matrículas de alunos novos ocorre normalmente em fevereiro de 2019.



REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal