• Educação Física nos CEI’s da Afasc é sucesso em seu 1º ano

    Atividades foram desenvolvidas com crianças dos Grupos três, quatro e cinco dos Centros de Educação Infantil

Educação Física nos CEI’s da Afasc é sucesso em seu 1º ano

17 Dez, 2018 14:06:54 - Educação

Criciúma (SC)

Uma novidade foi levada ao 32 Centros de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) neste ano de 2018. Crianças dos Grupos três, quatro e cinco, tiveram aulas de Educação Física por meio do projeto desenvolvido pelo Departamento de Educação Infantil (DEI), “A linguagem do movimento”. As atividades estiveram sob a orientação do educador físico Rodrigo Ribeiro, que contou com o apoio de sete estagiários de Educação Física.

Segundo a coordenadora do DEI, Andreza Dagostin, as aulas contribuíram para o desenvolvimento integral das crianças. “As crianças ao longo do ano participaram de atividades prazerosas o que proporcionaram a oportunidade de interagir com objetos, pessoas e situações que por meio dos movimentos, experimentaram novas possibilidades e seus limites motores, auxiliando na compreensão dos movimentos corporais. Os profissionais foram muito dedicados e além de serem pioneiros na realização deste projeto, possibilitaram que as crianças desenvolvessem atitudes favoráveis à atividade física”, destaca.

Os exercícios físicos foram desenvolvidos com crianças com idade de dois a cinco anos e onze meses, totalizando aproximadamente três mil crianças, conforme indicadores de matrículas do ano de 2018. O projeto foi pensado pelo DEI, como uma atividade diferencial, já que é comum que algumas crianças passem até 12 horas nos centros de educação infantil.

De acordo com o diretor executivo da Afasc, Adriano Boaroli, a instituição tem buscado aprimorar o atendimento realizado dentro dos CEI’s, por isso foi importante implantar a Educação Física para as crianças. “Nossas crianças precisam de espaços qualificados, que proporcionem satisfação de estar ali. Buscamos profissionais qualificados, que demonstraram muito amor ao desenvolver esse projeto nos 32 centros de educação infantil. As crianças tiveram muitas brincadeiras e atividades motoras, utilizadas por meio de muitas estratégias pedagógicas. Estamos satisfeitos em ver a alegria dos pais, que se mostraram totalmente a favor a realização desse projeto”, comenta o diretor.

Projeto estará sob nova coordenação em 2019/96

A educação física tem um papel fundamental na educação infantil, pela possibilidade de proporcionar às crianças uma diversidade de experiências através de situações nas quais elas possam criar, inventar, descobrir movimentos novos, entre outras ações. Com a saída do educador físico Rodrigo, o projeto idealizado pelo DEI, em 2019, estará sob a coordenação da vice dama do município, Robinalva Ferreira.

Conforme Robinalva, esse é um projeto importantíssimo para os primeiros anos de vida escolar, pois colabora muito com o desenvolvimento físico, psicológico e social. “Assim como o Rodrigo, estarei acompanhando o planejamento, a execução e acompanhando o desenvolvimento do trabalho dos profissionais que estarão atendendo os centros de educação infantil em 2019. A prática de atividades físicas, lúdicas e recreativas representam um benefício físico para a vida adulta”, ressalta.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal