• Educação Física e saúde

Educação Física e saúde

09 Abr, 2018 16:17:23 - Artigo

No dia 7 de abril​, comemoramos o Dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) há exatos 70 anos. A definição de uma data tem como objetivo discutir um tema específico que, em 2018, é “Saúde para todos”.  O conceito da instituição é o de que “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Esse estado completo inicia-se, com certeza, com a atividade física.

Cerca de 70% da população adulta não atinge os níveis mínimos recomendados de atividade física. E alguns números revelam uma situação perigosa nesse quesito para o brasileiro: segundo estudos epidemiológicos demonstram que a inatividade física aumenta a incidência em 45% de doença arterial coronariana, 60% de infarto agudo do miocárdio, 30% hipertensão arterial, 50% de diabetes do tipo II e 59% de osteoporose. Ainda, o Ministério da Saúde mostra que quase a metade da população do país está acima do peso – a obesidade é um grande fator de risco, pois eleva os níveis de gordura e açúcar no sangue, além da pressão arterial. Em conjunto, esses dados alarmantes colocam a inatividade física como o 4º maior fator de risco de morte no mundo.

Neste contexto, a atuação do profissional de educação física ganha destaque. O exercício físico é, atualmente, uma das principais estratégias para a promoção da saúde e prevenção de doenças, em um primeiro momento, e um poderoso aliado no tratamento de enfermidades estabelecidas.

Portanto, a inserção e reafirmação do profissional de Educação Física nas equipes multidisciplinares na área da saúde é de suma importância para curar e prevenir doenças por meio do aprimoramento dos conceitos e das práticas favoráveis à qualidade de vida e ao bem-estar.

Felipe Domingos Lisbôa
Coordenador do curso de Educação Física da Fatenp, mestre em Ciências do Movimento Humano e doutorando do Laboratório de Pesquisas em Desempenho Humano.

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal