• Educação e Meio Ambiente unidos para cuidar da natureza

    Programa de Coleta seletiva foi lançado oficialmente na tarde desta terça-feira.

Educação e Meio Ambiente unidos para cuidar da natureza

29 Nov, 2017 09:09:53 - Educação

Içara (SC)

O Governo de Içara e a Fundação Municipal do Meio Ambiente (FUNDAI), lançaram nesta terça-feira, dia 28, de forma oficial, o programa “Recicla Içara”. O projeto, que iniciou no começo de novembro, já recolheu onze toneladas por meio de coleta seletiva. Na ação desta terça, foi firmada uma parceria com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia do município, que realizá no próximo ano, ações voltadas à temática.

“Esta é uma prática que precisa ser trabalhada constantemente, por isso a importância da junção entre as Secretarias de Saúde e Educação fazendo com que nossos cidadãos tenham um maior acesso aos dias de coleta nos bairros e as formas como os resíduos devem ser separados”, colocou a o presidente da Fundai, Ederaldo Inácio.

Uma das ações já realizadas em conjunto, foi a escolha do  mascote da campanha. “Florêncio”, como será chamado, foi idealizado pelo aluno do sétimo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Arlete B. Lodetti, Vinícius da Rocha Cardoso. Segundo ele, a ideia surgiu após visualizar as imagens no site da Fundação do Meio Ambiente de Içara e pesquisar nomes que remetessem a flores. “O desenho surgiu de uma pesquisa que mesclou a coleta de lixo e o reflorestamento”, explicou o aluno.

A proposta reuniu desenhos de diversas escolas municipais. “Após a participação de seis escolas municipais, os desenhos e nomes para o mascote foram selecionados por uma equipe formada por membros da Fundai e Secretaria de Educação”, completa uma das coordenadoras do projeto, Aline Stolk.

No ato, também foi realizada a entrega simbólica do material informativo, em forma de gibi, que será entregue nas escolas, e nas residências. “Por mais simbólico que seja este evento é um marco histórico para o município”, destacou o prefeito, Murialdo Canto Gastaldon.

Associação de triagem é apresentada

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis “Por um Amanhã Melhor”, foi anunciada como a empresa de triagem dos materiais coletados. A Associação é voltada ao apoio e ao fomento da organização produtiva dos catadores de materiais recicláveis. De acordo com o presidente da FUNDAI, Ederaldo Inácio, todo o trabalho será supervisionado por um técnico, visando o bom zelo do trabalho prestado ao Município. “O espaço foi adequado para receber os trabalhos e conta com maquinários e infraestrutura adequada para o trabalho dos associados”, pontua.

“Nosso objetivo é tirar os catadores da rua, oportunizando emprego e renda à eles”, coloca Alexandre Barbosa, um dos associados. De acordo com ele, a expectativa é separar 30 toneladas por mês. “O trabalho de divulgação precisa ser realizado frequentemente para que a coleta vire hábito para os içarenses”, ressaltou.  

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTOS/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal