• Educação Ambiental é discutida em escola lindeira da BR-101 Sul/SC

Educação Ambiental é discutida em escola lindeira da BR-101 Sul/SC

28 Ago, 2017 16:25:33 - BR-101

Imbituba (SC)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) e o consórcio Concremat-Tecnosolo (Gestão Ambiental) retornam às comunidades lindeiras da BR-101 Sul catarinense para desenvolver ações de Educação Ambiental. Na tarde de sexta-feira, 25, alunos da escola Prof. Marcílio Dias S. Thiago discutiram os impactos trazidos pelas obras de duplicação e as ações para mitigá-los, bem como a apresentação da realidade das questões ambientais no cotidiano das famílias e da comunidade.

A oficina durou cerca de meia hora e teve plateia formada por 65 pessoas, sendo alunos, professores e funcionários do estabelecimento de ensino. A ação foi complementar às oficinas realizadas no final do mês de julho, onde os alunos do turno matutino participaram das discussões. A escola abriga séries do ensino fundamental, do primeiro ao nono ano do bairro Mirim, em Imbituba. Nesse segmento da BR-101, as obras de expansão rodoviária construíram um viaduto e alças para acesso e saída, mudando a forma de trafegar com veículos ou a pé pelo aglomerado urbano.

Coordenada pela equipe de Interação Social do DNIT/consórcio, a oficina discutiu junto aos alunos as transformações trazidas pelas obras de duplicação, os cuidados com o meio ambiente durante as construções e os trabalhos para manter as condições de trafegabilidade aliada aos cuidados ambientais com o empreendimento concluído. A palestra também funciona como canal de interação com os moradores, onde são apresentadas e discutidas as mudanças trazidas pela duplicação, tanto para a mobilidade quanto para a percepção ambiental.


As oficinas de EA são realizadas pelo consórcio desde 2005, quando iniciaram as obras de duplicação. Para os envolvidos pelo empreendimento, a equipe repassa informações sobre os 22 Programas Socioambientais e um Estudo desenvolvidos paralelamente às obras, bem como noções de segurança, relacionamento no trabalho e sensibilização para a segurança no trânsito, em atendimento, como medidas de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama. Para os trabalhadores, as oficinas são voltadas para valorização do profissional, cuidados e uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs), cuidados ambientais na obra e interação com as comunidades.

Com os trabalhos na fase final, as ações de sensibilização ambiental continuam. A equipe de Interação Social do consórcio, a pedido do DNIT, realiza ações para obtenção da Licença de Operação da BR-101 Sul. As obras de duplicação seguem com os lotes de obras remanescentes e complementares, mantendo o mesmo ritmo de trabalhos para ações de Educação Ambiental e Segurança para o Trânsito. O consórcio age nas comunidades e nas escolas lindeiras trazendo, agora, a realidade das transformações ambientais, estruturais e de trafegabilidade trazidas pela duplicação da BR-101 Sul. Essa continuidade vem aumentando ainda mais o número de pessoas que interagem com conteúdo apresentado, criando sensibilização ambiental para o cenário de pós-obras.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal