• Educação Ambiental desperta a sensibilização em escolas

Educação Ambiental desperta a sensibilização em escolas

15 Mai, 2018 11:42:39 - BR-101

Tubarão (SC)

As oficinas de Educação Ambiental realizadas pelo DNIT/SC e o consórcio Concremat-Tecnosolo vem criando – e enraizando, a sensibilização aos cuidados com ao meio ambiente, nas escolas e comunidades lindeiras da BR-101 Sul. Em ações realizadas desde 2005, o conteúdo de informações socioambientais repassadas e discutidas em salas de aula, canteiros de obras, associações de moradores, vem despertando o interesse pela manutenção dos espaços naturais.

A principal percepção dessas mudanças vem das escolas. Nos empreendimentos de duplicação da BR-101 Sul – de Palhoça (SC) a Osório (RS), construção do túnel no Morro do Formigão, Ponte Anita Garibaldi (Ponte de Laguna), construção da quarta pista no Morro dos Cavalos e lote de Obras Remanescentes e Complementares, a autarquia e o consórcio reuniram em 13 anos de trabalhos cerca de 66.389 pessoas, sendo que 49.529 são alunos de escolas públicas, 9.765 trabalhadores e 7.095 pessoas em oficias realizadas em universidades, comunidades e eventos.

Nas escolas, o legado das oficias de EA passa a ser incorporado aos conteúdos e discussões em sala de aula. Segundo o professor e diretor da EEB Saul Ulysséa, em Laguna (SC), Liomar Bittencourt, as oficinas trazem discussão para se construir a temática ambiental. “Nos momentos que vocês [DNIT, consórcio] visitaram a escola e desenvolveram as atividades, eu diria que (...) através dos momentos de planejamento onde nos reunimos com os professores (...) fizeram com que as ações entrassem na concretude. Essa conciliação entre o que vocês trazem e o que a escola proporciona é realmente um trabalho engrandecedor” afirma o diretor. 

As ações de sensibilização socioambiental em escolas, feitas ao longo da duplicação da BR-101 Sul, apresenta propostas simples para a tomada de hábitos que mudam o cotidiano das instituições. É o caso da EEB Professora Iracy Virginia Rodrigues, em Laguna. Para a diretora, Alessandra Pontes, a discussão ambiental fez com que houvessem mudanças diretas no cenário escolar. “Há muito tempo a gente vê essa questão ambiental como fundamental. A criança precisa criar essa consciência ambiental desde o pré-escolar até o ensino médio (...) A participação de vocês soou como algo que nos encorajou, nos deu mais segurança, para termos uma horta”, diz a diretora.

As ações de sensibilização ambiental continuam dentro do lote de Obras Remanescentes e Complementares. A equipe de Comunicação Social e Educação Ambiental do Consórcio mantem os trabalhos nas demais escolas ao longo das pistas duplicadas, com foco nos estabelecimentos de ensino nos bairros Bentos, em Laguna e Taquaruçu, em Pescaria Braba. Oficinas de EA também são continuadas para os trabalhadores alocados no lote de obras. O consórcio age nas comunidades e nas escolas lindeiras trazendo, agora, a realidade das transformações ambientais, estruturais e de trafegabilidade trazidas pela duplicação da BR-101 Sul. Essa continuidade vem aumentando ainda mais o número de pessoas que interagem com conteúdo apresentado, criando sensibilização ambiental para um pós-obras.

Para mais informações, o consórcio Concremat-Tecnosolo e o DNIT/SC disponibilizam documentário feito com professores e diretores de escolas lindeiras da BR-101 Sul, produzido em 2016, contando as experiências com a EA realizada. O vídeo está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=wOR6Gb_qRR8

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE