Educação aliada a criação de valores são diferencial

02 Abr, 2018 11:11:48 - Educação

Orleans (SC)

O ambiente escolar é o espaço perfeito para experimentação, onde os pequenos podem, desde muito cedo, aprender os valores fundamentais. Neste processo a escola atua além dos conteúdos didáticos de disciplinas específicas, auxiliando a família na formação de caráter de um cidadão.

Na Escola Barriga Verde – EBV, além do diálogo constante entre alunos e professores, no decorrer dos conteúdos programáticos, são desenvolvidos projetos pontuais que tem foco no desenvolvimento de ações que provocam a construção destes valores necessários para a vida em sociedade.

A escola trabalha com os pequenos projetos ligados a solidariedade, ações sustentáveis e valores, que são desenvolvidos pela equipe de psicologia educacional. “Os projetos têm o objetivo possibilitar a reflexão de atitudes e comportamentos. Entendemos que a escola não pode ser um espaço de homogeneização, mas sim de identificação e respeito aos valores e as diferenças”, destaca a psicóloga educacional da EBV, Geciani Paladini.

A diretora de educação básica da Fundação Educacional Barriga Verde – Febave, instituição mantenedora da Escola Barriga Verde, lembra que o ideal seria uma sociedade humana e justa para todos, sem preconceitos, violência, egoísmo, com preservação ambiental, onde os cidadãos atuassem compromissados com o bem comum. “Sabe-se que a escola desempenha papel fundamental na formação de um cidadão. Mas como preparar para a vida? Todo ser humano tem suas crenças e com base nelas seus pensamentos e sentimentos, que culminam nas atitudes. Refletir sobre as atitudes e estar disposto a mudar é o grande desafio de hoje”, pontua Roselane Damasio.

Para a equipe gestora da EBV, se torna essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as “crenças”, inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral dos alunos, fazendo-os repensar sobre suas ações, desenvolvendo não somente aprendizagem, mas vínculos afetivos, autoestima, segurança e limites para uma vida em sociedade mais segura e saudável.

Conheça melhor os projetos:

A luz que brilha em mim

Desenvolve nos alunos a capacidade de refletir sobre suas atitudes e comportamentos a partir dos valores trabalhados: cooperação, respeito, responsabilidade e amizade. A proposta é promover essas reflexões utilizando recursos lúdicos.

Eu não curto bullying

(Conforme a Lei nº 13.185-2015- Programa de Combate a Intimidação Sistemática-Bullying);

O objetivo deste trabalho é promover a compreensão do que é bullying e suas consequências para a vida e o desenvolvimento de uma pessoa, bem como conscientizar os alunos sobre o respeito à diversidade.

Deixando marcas do bem

O objetivo deste projeto é possibilitar aos alunos a reflexão sobre suas atitudes e comportamentos e como estes influenciam na imagem e nas relações que o outro está construindo a nosso respeito, a partir daquilo que expressamos.

Cada momento um sentimento

Desenvolve nos alunos a inteligência emocional, criando assim, as relações sociais, aprendendo articular seus interesses e pontos de vista, interagindo com os demais, respeitando a diversidade e estimulando as atitudes de colaboração.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE