Editora Unisul lança obra com foco na saúde da família

05 Jul, 2016 00:00:00 - Educação

Tubarão (SC)

A inserção do profissional de Educação Física na Atenção Básica à Saúde é efetiva desde 2008 no Brasil. De acordo com Paulo Sérgio Cardoso da Silva, por esse motivo as grades curriculares dos cursos de Educação Física, e da área de saúde em geral, têm certa defasagem. A partir dessa percepção, o doutorando em Saúde Coletiva lança ‘Núcleo de Apoio à Saúde da Família: Aspectos Legais, Conceitos e Possibilidades para Profissionais da Educação Física’. A obra pode ser adquirida na sede da Editora Unisul, na Unidade Pedra Branca, ou pelo Facebook: www.facebook.com/EditoraUnisul

O livro vem justamente para tentar ocupar essa lacuna detectada pelo autor. Aprovado em concurso do Município de São José, o profissional de Educação Física foi um dos responsáveis pela construção dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família, sendo hoje o coordenador do serviço no município. Ao procurar na literatura ferramentas para o trabalho, Paulo Sérgio não encontrou nada satisfatório. “E na minha busca eu fui construindo uma espécie de protocolo de atuação que foi ganhando corpo. Vi que com um pouquinho mais de energia poderia se transformar em um livro. Então trago essa informação de maneira sistematizada, com a ideia de que o profissional que acabou de se formar ao ler o livro saiba o que fazer”, contextualiza.

A intervenção do profissional de Educação Física na Atenção Básica a Saúde tem inúmeras possibilidades. Em São José ocorrem atendimentos individuais, compartilhados, domiciliares, grupos e ações de educação em saúde. “No âmbito da educação física, as atividades de grupo são o grande forte. Nos inserimos nos grupos que as Unidades Básicas de Saúde organizam. Muitas pessoas estão ali por alguma temática em saúde específica como diabetes, obesidade entre outras morbidades”, complementa.

Atualmete o município de São José conta com três Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e está em via de organizar o quarto núcleo. “O município é dividido em quatro distritos e cada um tem uma equipe NASF. Essas equipes atuam de forma semelhante, já que as demandas são parecidas. Tem obeso, diabético e hiperativos”, aponta. O autor afirma que em menos de um ano algumas ações programáticas de educação e saúde que já deram bom retorno.

A atuação das equipes multidisciplinares dos NASF têm um planejamento definido. “Vamos até a Unidade Básica de Saúde, conversamos com as equipes de estratégia da saúde da família para levantar as demandas e a partir daí identificamos qual que é a característica local”, explica Paulo Sergio.

Contudo, ele afirma que pode haver mais de uma demanda local com necessidade de diferentes ações. “Isso exige uma logística bem apurada”, explica o autor. Nesse processo as equipes podem verificar, por exemplo, que em uma Unidade tem uma série de crianças obesas e que são provenientes de um colégio da região. “Eles podem pensar em uma estratégia intersetorial com a escola e realizar atividades de educação e saúde dentro da escola com as crianças. Na mesma Unidade podem existir idosos que buscam ou precisam de uma vida mais ativa. Então poderia ser organizado um grupo de terceira idade para a prática de atividade física, por exemplo”, complementa.

A Editora Unisul foi apresentada ao autor pelo coordenador do curso de Naturologia, professor Daniel Rodrigues. “Já conhecia a Unisul, mas não a Editora. Os profissionais que estivaram envolvidos nesse processo do meu livro sempre estiveram em contato comigo para qualquer dúvida, ajuda. O custo para publicação foi acessível e isso também é um ponto positivo, porque é o meu primeiro livro”, agradece. Paulo Sergio não contou com patrocinadores e registrou sua expertise “no peito e na raça”, finaliza.

Paulo Sérgio Cardoso da Silva é graduado em Educação Física pela UFSC, tem especialização em Fisiologia do Exercício/Universidade Gama Filho e em Gestão de Saúde/UFSC. Tem MBA em Gestão Estratégica de Pessoas/Gama Filho, além de mestrado em Saúde Coletiva/UFSC. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva na área de Epidemiologia da UFSC e coordenador dos NASF no município de São José.

 Serviço

O que: Lançamento do livro ‘Núcleo de Apoio à Saúde da Família: Aspectos Legais, Conceitos e Possibilidades para Profissionais da Educação Física’.
Quem: Editora Unisul. Autor: Paulo Sérgio Cardoso da Silva
Quanto: R$ 30,00
Onde: O livro está disponível para aquisição na Editora Unisul


ASSESSORIA DE IMPRENSA/UNISUL

 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança