• Edinho Bez debate sobre eletrificação rural na comissão de Minas e Energia

Edinho Bez debate sobre eletrificação rural na comissão de Minas e Energia

06 Jul, 2016 00:00:00 - Política

Florianópolis (SC)

A audiência pública conjunta da Comissão de Minas e Energia (CME) e da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), realizada nesta terça-feira (5), requerida pelos deputados federais Edinho Bez e Alceu Moreira, tratou sobre o fim dos descontos na compra de energia concedidos às cooperativas de eletrificação rural.

O deputado Edinho Bez compreende a urgência da questão e defende o mantimento dos serviços e descontos às cooperativas, para evitar um futuro prejuízo irreparável a diversas regiões.

De grande impacto social e econômico, as cooperativas permissionárias de distribuição de energia são responsáveis pela luz que chega todos os dias à casa de milhares de brasileiros e setores econômicos, em mais de 600 municípios do país.

Com o fim dos descontos, o setor prevê, dentre outros impactos, o fechamento de parcela significativa das cooperativas de infraestrutura do país; perda de capilaridade e precarização da oferta de energia em diversos municípios; elevação dos índices de inadimplência dos consumidores de energia; e expressiva queda de competitividade dos produtores rurais nas regiões Sul e Sudeste.

O representante da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Marco Morato também busca alternativas para a prorrogação dos descontos. "É necessário que encontremos uma saída para esta situação no prazo estabelecido. Não queremos ficar sem pagar, apenas desejamos alternativas mais eficientes para aquisição de energia", completou o representante da OCB.

A reunião que debateu o tema contou com a participação de Robésio Maciel de Sena, representante do Ministério de Minas e Energia; Davi Antunes Lima, representante da Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel; Marco Olívio Morato, analista Técnico e Econômico da Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB;  Jânio Vital Stefanello, presidente da Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul - Fecoergs;  Nélio Antonio Leite, presidente da Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural do Estado de São Paulo – Fecoeresp e o Sr. Nilson, representante da Cooperativa de Energia de Santa Catarina- Fecoerusc.


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança