• “Sucesso é fazer o simples, mas não é fácil fazer o simples todos os dias”, diz Moschetta

“Sucesso é fazer o simples, mas não é fácil fazer o simples todos os dias”, diz Moschetta

18 Out, 2018 17:41:58 - Geral

Chapecó (SC) 

Com um espírito empreendedor arrojado e à frente das tendências, o diretor geral do Brasão Supermercado, Marcos Antônio Moschetta, relatou a trajetória da empresa no Programa Almoço Empresarial da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) nesta quinta-feira (18), em Chapecó. A palestra encerrou a agenda do programa deste ano.

O empresário se formou em administração e economia e quando voltou para Chapecó ajudou a conduzir a empresa. “Deram-me liberdade e, embora com o apoio da família, cometi vários erros, aprendi bastante e reforcei a ética nos negócios e a honrar a palavra”, comentou. Atualmente, são sócios os irmãos Marcos, Eduardo e Roberto Moschetta. Entre os aprendizados em mais de 30 anos na empresa, frisou a necessidade de cada organização avaliar suas necessidades. “O que outras empresas fazem, pode não servir para a sua”, enfatizou.

A empresa conta com os supermercados Brasão Xaxim e em Chapecó o Brasão Fernando Machado, Brasão Jardim América, Brasão Avenida e o Centro de Distribuição com um sistema todo informatizado. “O Brasão Fernando Machado foi arrojado para a época. Agora, momento pelo qual passa pela terceira reforma, inovamos novamente, com um prédio garagem com cinco andares de estacionamento”, relatou Moschetta.

Entre os desafios do setor, o empresário citou a concorrência. Porém, ressaltou que as decisões não devem ser tomadas por pressão dos concorrentes. “Você pode desviar o foco da sua empresa. A concorrência hoje está criando um novo momento para qualquer ramo de atuação”, mencionou. E foi com essa filosofia que a empresa expandiu e inovou novamente com a construção do Brasão Avenida. “Quando chegamos em Chapecó, meu pai disse que era o melhor lugar para um supermercado na cidade. Quarenta anos depois, fizemos o investimento e tínhamos apenas uma opção: tinha que dar certo. E deu certo do início até hoje, inclusive reposicionando o Brasão no patamar empreendedor”.

CONHECIMENTO E INOVAÇÃO

Moschetta destacou a importância do conhecimento e de estar integrado com as novidades do setor. De acordo com ele, é importante participar de feiras, viajar e conferir as inovações, mesmo que elas não se apliquem ao negócio. “O ambiente que você vive faz você mudar a maneira de ver as coisas”, especificou. Nessa perspectiva, foi criada a Unibrasão, uma universidade corporativa com objetivos de potencializar e melhorar os serviços prestados nas lojas do grupo. Ao todo, já são mais de 30 mil horas de treinamentos e cerca de 250 colaboradores formados. Ao todo, a empresa possui mais de 600 funcionários diretos e 100 indiretos.

O lema de serviço do Brasão é criar fãs, tendo como pilares a variedade, qualidade, excelência no atendimento e inovação. Com essa visão, o supermercado foi pioneiro na implantação do self-checkout em Chapecó, permitindo aos clientes o autoatendimento. Disponibilizou o supermercado no mundo digital para os clientes terem acesso aos mais de 23 mil itens para compra pelo Brasão Online e, neste ano, implantou também a tecnologia NFC que permite pagamentos por aproximação de um dispositivo como celular, relógio ou pulseira.

Outra inovação foi no restaurante Brasão Avenida com um terminal self-checkout para pagamento de consumos. E agora, mais recente, no Brasão Fernando e Brasão Avenida, unidades de self-checkout que aceitam dinheiro e moedas já estão disponíveis ao cliente, permitindo, assim, que a conveniência esteja em primeiro lugar. O próximo passo é a construção de uma nova loja em terreno localizado na rótula da rua Marechal Deodoro com a Assis Brasil.

A empresa também mantém a campanha colaborativa Troco do Bem, adotada com o propósito de destinar valores arrecadados nos caixas para entidades sociais que desenvolvem projetos de responsabilidade e credibilidade. No primeiro semestre deste ano, início da campanha, foram arrecadados quase R$ 14 mil, destinados à APAE de Xaxim e ao Centro de Convivência e Escola Básica Valesca Parizotto, de Chapecó.

Devido a sua atuação, o Brasão recebeu diversos reconhecimentos: oito vezes o Prêmio Mérito ACATS na categoria Supermercado de Grande Porte nos critérios Atendimento, Preço, Promoções, Qualidade, Variedade e Localização; seis vezes o Prêmio Ímpar e oito vezes o Prêmio Top of Mind, ambos como supermercado mais lembrado e preferido pelo consumidor do Oeste catarinense.

Moschetta avaliou que mesmo com a tecnologia presente em todos os processos, a loja física não vai acabar. “O que mudará é a maneira de se relacionar com o cliente”. Além disso, é preciso acompanhar as tendências. “Você pode optar por não ser grande, mas no mínimo deve acompanhar o crescimento da sua cidade. Para nós, tudo é resultado de criar fãs e do trabalho de uma equipe apaixonada. Sucesso é fazer o simples, mas não é fácil fazer o simples todos os dias”, concluiu.

PROGRAMA ALMOÇO EMPRESARIAL

Para o presidente da ACIC, Cidnei Barozzi, o momento atual é de transformação e as empresas precisam ficar alertas e inovar para se manterem competitivas. O Almoço Empresarial é uma maneira de compartilhar experiências e contribui para o desenvolvimento. Neste ano, foram cinco edições: com a Unimed, Farmácias São Rafael, Rissi Fachadas e Esquadrias, DM Auto e Brasão Supermercados. “Cada apresentação das empresas é singular e em cada uma delas percebemos que ninguém nasceu em berço de ouro. O sucesso é resultado de muita dedicação e trabalho, mostrando que temos grandes empreendedores em Chapecó”, avaliou Barozzi.

A agenda para 2019 está definida com participação das empresas: Eletro Service (11 de abril), Renovigi Energia Solar (09 de maio), JA Equipamentos (15 de agosto), Celeiro Supermercados (12 de setembro) e ABBA Imóveis (10 de outubro).

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE