• “Os dados são o novo petróleo”, ressalta Ripari

“Os dados são o novo petróleo”, ressalta Ripari

07 Nov, 2018 16:18:23 - Geral

Criciúma (SC)

Entender a riqueza de dados disponível na atualidade e, principalmente, saber o que fazer com ela, é desafio dos jovens profissionais, seja na área das engenharias ou da comunicação. “Os dados hoje são o novo petróleo. Mas tem que minerar, refinar, extrair deles o que é essencial, importante”, ressaltou Cesar Ripari, diretor de pré-vendas América Latina Qlik, uma plataforma de gerenciamento de dados.

Ripari abriu a 1ª Semana Acadêmica de Engenharias e Tecnologias (Sete) da Faculdade Satc. O evento, na noite desta terça-feira (6), reuniu mais de 700 estudantes, professores e profissionais de empresas no AM Master Hall.

Na palestra, Ripari trouxe dados da indústria 4.0 e como isso impacta diretamente na área de formação dos jovens engenheiros e tecnólogos. “Nós somos engenheiros de dados. Todos precisam aprender a trabalhar com os dados que têm nas mãos, checar e rechecar. Estamos passando por um processo de alfabetização de dados, algo como uma nova língua e por isso é preciso estar atento”, afirmou.

Entender esse processo é tarefa das empresas cada vez mais especializadas. “As pessoas estão tão envolvidas na gestão que não conseguem perceber o que tem a ver com seu negócio. Essa análise ajuda a tomar as melhores decisões”, destacou o empresário Sérgio Vendramini, CEO da Sysdata Tecnologia. A empresa foi a responsável por viabilizar a vinda de Ripari a Criciúma.

Dias de troca de experiências

A Sete segue até sexta-feira (9) com eventos voltados aos acadêmicos dos cursos de Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Minas, Engenharia Química, e as Tecnologia em Automação Industrial e Manutenção Industrial.

“O ensino precisa ser transversal. Hoje é fundamental essa junção de conhecimento, troca de informações entre áreas afins e diferentes”, comentou o diretor geral da Satc Carlos Ferreira. Palestras, minicursos, oficinas e workshops fazem parte da Semana Acadêmica.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE