• “Arte Provoca Arte” inicia com sucesso em Içara

“Arte Provoca Arte” inicia com sucesso em Içara

28 Jun, 2016 00:00:00 - Variedades

Içara (SC)

 

As alunas Jenifer Stano e Luane Recco iniciaram o dia com apresentações. As duas estudantes do quinto ano da E.M.E.F Maria Barcelos Puzinski são integrantes do grupo de alunos que ao longo da semana irão realizar apresentações no “Arte Provoca Arte”, promovido pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara. O evento que visa trazer para a realidade, famosas obras da arte, está em sua oitava edição e segue desta terça-feira, 28, até a sexta-feira, 1º de julho, na sede do Departamento de Fomento à Atividades Inclusivas (FAI)

 

Com o tema “obras vivas”, a iniciativa está reunindo estudantes da rede municipal que trouxeram para o real os temas de famosas obras. As estudantes Jenifer e Luane trabalham na iniciativa com a "As meninas do Bambolê", de Ivan Cruz. “É uma experiência muito boa, porque trazemos a alegria da pintura, com apresentações e em forma também de brincadeira”, destacaram as meninas.

 

Para a professora, Neusa da Silva Cardoso, utilizar do artista foi uma alternativa de reviver os tempos passados, já que ele resgata as brincadeiras. “Hoje se passa muito tempo em cima das tecnologias e acaba que perdemos a essência dessas atividades sadias que eram realizadas. Por meio da arte, no trabalho com paleta de cores, representatividade e alegria queremos trazer esse universo que abrange a faixa etária dos alunos”, colocou Neusa.


A coordenadora de artes, Lilian Rosane Philippi, avaliou o empenho de todos os envolvidos para a realização de mais uma amostra. “É a unidade entre os professores da disciplina e alunos que reflete no trabalho excelente. Estamos nos reunindo desde fevereiro para selecionar trabalhos, tema e  linguagens artísticas para trazer o melhor”, frisou

 

Já a secretária de educação Jaqueline dos Santos, ressaltou a importância do trabalho. “Artes é um componente curricular obrigatória na cidade e nos traz grandes referencias e exemplos de bons trabalhos. É através de momentos como este que se expressa o dia-a-dia e se nota que o que temos nas obras é uma realidade do cotidiano”.

 

A exposição extravasa ideias, sentimentos, originalidade, criatividade e dedicação, que faz dos artistas-alunos os protagonistas da história. “É gratificante ver todo esforço para que tenhamos uma semana de belas apresentações, isso nos alegra e motiva para que possamos seguir em frente com atividades como esta”, analisou Gastaldon.

 

Programação:

 

Dia 28/06/16

Abertura: 8h30min

Visitação:

08h30min às 11h30min

13h30min às 16h30min

 

Dia 29/06/16

Visitação:

08h30min às 11h30min

13h30min às 16h30min

 

Dia 30/06/16

Visitação:

08h30min às 11h30min

13h30min às 16h30min

18h30min às 21h30min

 

Dia 01/07/16

Visitação:

08h30min às 11h30min

13h30min às 16h30min

 

Quermesse Étnica faz abertura dos trabalhos

        

Em paralelo ao “Arte Provoca Arte”, está sendo realizada no mesmo lugar a primeira Quermesse Étnica do município. A atividade é resultado do trabalho do projeto Etnia na Escola, que ocorre desde 2011 em Içara. Com apresentações culturais, comidas típicas e descontração contemplará etnias açoriana, afro, italiana e polonesa.

  

Na próxima sexta-feira, 1, será realizada a escolha da mais bela polonesa, que ocorrerá às 14h, no local. A quermesse ocorre com o apoio da Fundação Cultural de Içara (FCI) e da Associação Polskie Sila (Força Polonesa). Da mesma forma, estarão presentes as associações afro, italiana e açoriana.

 

Programação da Quermesse:

 

Dia 28/06: Cultura Afro

Dia 29/06: Cultura Açoriana

Dia 30/06: Cultura Italiana

Dia 01/07: Cultura Polonesa

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal