• “Aprender Fazendo” é a aposta para uma educação 4.0

“Aprender Fazendo” é a aposta para uma educação 4.0

05 Jun, 2019 17:12:26 - Educação

Criciúma (SC)

Durante as seis décadas de história ligada à educação, a Satc sempre primou pela formação de cidadãos preparados para um mundo em transformação. Sendo assim, vem implantando do Ensino Infantil à Pós-graduação a Metodologia Satc 2030, voltada a uma aprendizagem baseada em situações reais, sejam elas tendências, problemas da sociedade ou ideias empreendedoras.

A metodologia Satc 2030 tem como objetivo superar o modelo tradicional de ensino centrado no que o professor sabe, é o que acredita o coordenador da Faculdade Satc, Jovani Castelan. “O mundo mudou e precisamos focar no que o aluno precisa aprender. Por isso é importante dar significado à aprendizagem, de forma criativa e eficaz”, destaca.

Essa aplicabilidade prática a partir da teoria trabalhada em sala de aula está visível nos corredores e ambientes da Satc. Quem passa pela escola percebe, por exemplo, o piso tátil instalado no chão, deixando o espaço acessível a deficientes visuais ou pessoas com baixa visão. A iniciativa surgiu de uma necessidade da instituição em economizar com o alto valor cobrado para instalação das peças plásticas.  

“Era necessário instalar o piso para tornar a Satc mais acessível. O desafio foi produzir este material nos nossos laboratórios e baratear custos. Pesquisamos, o projeto virou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e hoje estudamos a continuidade da implantação destas peças”, afirma o coordenador do Laboratório de Conformação Mecânica e Processamento de Polímeros (Lacomp), Alexandre Milanez. O investimento foi 50% menor com a produção interna do piso tátil produzido pela Satc e com aplicação da metodologia Satc 2030.

Learn by Doing e a sua aplicabilidade

Neste novo modelo de aprendizagem muitos projetos são desenvolvidos por meio de práticas ativas, como o Learn by Doing adotado na Satc, onde os alunos aprendem fazendo e aplicando conhecimento em produtos, processos e ações na própria instituição. São iniciativas como jogo de montar para escolas públicas, o carro elétrico, a luminária híbrida, o pediasuit (equipamento criado para tratamento de pessoas com baixa mobilidade), entre outras.

As placas de sinalização interna da Satc que foram criadas a partir de bolsa de pesquisa do Art. 170 e executadas pelo Laboratório de Orientação ao Design (LOD) e a House também são exemplos de projetos aplicados na prática. O resultado pode ser visto na entrada e nos principais acessos, sinalizando a localização pontual e direcionando as pessoas para os blocos, laboratórios e espaços de convivência na instituição, tudo com identificação bilíngue permitindo um acesso facilitado aos locais. A tradução foi feita pela equipe da Satc Idiomas.

Mais do que preparar para um mundo em transformação e de mudanças tecnológicas, o ensino proposto dentro da Metodologia Satc 2030 direciona o aluno para uma aprendizagem Significativa, Ativa, Transformadora e Criativa (SATC). 
Por isso, elaborar atividades que estimulem a criatividade e o convício com a coletividade são de extrema importância para a escola. “A Satc transforma pessoas em gente, prepara para a vida. Como isso acontece? Todo mundo trabalha com todo mundo. Acreditamos no que ensinamos e no potencial dos alunos que passam por aqui”, observa o diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan.

Período de inscrições 

A Faculdade Satc está com inscrições abertas para nove cursos de graduação da instituição. O prazo para os interessados no Mérito Seu vai até 29 de julho. Os cursos Técnicos do Colégio Satc, presencial e EaD, também estão no período de matrículas. Informações no site da instituição.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

JInews