• “A pandemia não pode ser utilizada como desculpa”, disse Gildo Volpato

“A pandemia não pode ser utilizada como desculpa”, disse Gildo Volpato

30 Nov, 2021 23:39:00 - Geral

Criciúma (SC)

“A pandemia não pode ser utilizada como desculpa”. Essa foi a declaração do conselheiro Estadual de Educação, e ex-reitor da Unesc, Gildo Volpato. Segundo ele, “a pandemia pode ser utilizada como desculpa para alcançar as metas. E isso a gente não gostaria que acontecesse”, afirmou o professor no discurso de abertura da etapa regional da Conferência Nacional de Educação (CONAE). O evento está acontecendo no Auditório Ruy Hülse, na Unesc, durante essa terça-feira (30/11), e define o plano e metas para os próximos 10 anos.

Conselheiros, secretários e gestores ligados à educação das 12 cidades ligadas a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) participaram do evento. Segundo Gildo, com essa desculpa, quem perde é a educação. “São as crianças e jovens que estão perdendo, com a melhoria da qualidade da educação para todos nós”, declarou o professor.

O evento vai até às cinco da tarde, com previsão da etapa estadual em abril de 2022, e em novembro a Nacional. O CONAE, em definição pelo site do Ministério da Educação, é um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional, com objetivo canalizar as aspirações e expectativas da sociedade brasileira, construindo com os Poderes Executivos e Legislativos propostas para a definição e implementação de políticas públicas de Educação.

Na mesa de abertura, ainda estavam presentes o presidente da AMREC e prefeito de Orleans, Jorge Koch; a presidente do Colegiado de Educação da AMREC e secretaria de educação de Orleans, Maira Regina Luiz; gerente regional de Educação de Criciúma, Ronisi Silva Guimarães; da reitora da Unesc, Luciane Ceretta.

A presidente do Colegiado de Educação da AMREC, Maira Regina, destacou a unidade entre municípios. “Precisamos fortalecer a união entre os municípios, e dentro dos municípios as redes educacionais nos diferentes níveis de ensino”, disse afirmando que a única bandeira hoje é o Conae.

O presidente da AMREC, Jorge Koch, falou em oportunidade. “É importante oferecer oportunidade, para conduzir o aluno do fundamental até a universidade”, declarou o prefeito.

Programação

Na programação foram realizadas a palestra “regime de colaboração: estado e municípios comprometidos com o alcance das metas nacionais”, com a professora Doutoranda Gislene Sala e o professor doutor Gildo Volpato, e na parte da tarde a plenária final e eleição dos delegados.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE