Duzentos jovens do Instituto Guga Kuerten participam de oficinas

04 Out, 2017 13:42:33 - Geral

Florianópolis (SC)

Cerca de duzentas crianças e adolescentes ligadas ao Instituto Guga Kuerten (IGK) participam esta semana de uma série de oficinas de inovação e empreendedorismo promovidas pelo programa de extensão Esag Kids, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis.

Os encontros no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) mobilizam jovens com idade entre 7 e 15 anos, pela manhã e à tarde – a programação prevê quatro oficinas, duas realizadas nesta terça-feira, 9, e outras duas que acontecem nesta quarta, 10.

As atividades são comandadas pelo professor Eduardo Jara, coordenador do programa, e utilizam a metodologia Canvas Kids, que aborda os temas de forma lúdica, estimulando os jovens a idealizar, elaborar e apresentar projetos.

Empreendedores mirins

As atividades têm participação de voluntários, graduandos e pós-graduandos e docentes da Udesc Esag, que atuam como monitores. Os jovens participantes recebem uma edição do Manual do Empreendedor Mirim, produzido pelo programa e disponível em formato digital no site www.esagkids.com.br.

A visita dos jovens inclui um tour por diversos ambientes da Udesc, entre eles o gabinete do reitor, salas de aula, laboratórios e espaços de organizações acadêmicas, como a atlética, o diretório e a empresa júnior.

Os participantes também conhecem um baobá plantado no campus, um dos poucos exemplares da espécie no sul do País, proveniente da África e doado por ocasião do cinquentenário do centro de ensino.

Apadrinhamento

As oficinas desta semana trazem uma novidade: durante os encontros, os monitores entregam "cartões de apadrinhamento" aos jovens participantes, com seu e-mail ou identificação no Facebook para que os jovens possam manter contato após a conclusão das atividades.

"Muitos deles não conheciam a universidade ou alguém que faz parte da comunidade acadêmica. A ideia é formar vínculos entre os universitários e esses jovens, para que eles possam se sentir cada vez mais próximos desse meio", explica o professor Jara.

Confira o álbum de fotos das atividades, produzidas pela acadêmica Débora Carvalho Barbosa, na página do Esag Kids no Facebook.

As oficinas desta quarta terão ainda outro diferencial: como mobilizarão jovens do IGK que já participaram de oficinas Canvas Kids anteriormente, a equipe pretende incluir na abordagem elementos de planejamento pessoal, para que cada participante possa vislumbrar seu futuro acesso à universidade.

Sobre o Esag Kids

Instituído em 2015, o Esag Kids capacitou mais de mil jovens apenas em 2016. Este ano, o programa realizou sua primeira ação nacional, com oficinas simultâneas em seis cidades brasileiras.

O programa tem apoio do Banco do Empreendedor e do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa em Santa Catarina (Sebrae/SC).

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança