• Durante a pandemia alunos da Satc criam catálogos de moda fotografando familiares

Durante a pandemia alunos da Satc criam catálogos de moda fotografando familiares

12 Jul, 2020 23:42:32 - Educação

Criciúma (SC)

Alunos da 3ª fase do curso técnico em Comunicação Visual da Satc tiveram que se adaptar neste ano para a elaboração de um catálogo de moda. A produção, que faz parte de uma atividade interdisciplinar desenvolvida há oito anos na instituição, normalmente é realizada em duplas e com a possibilidade de fotografar pessoas externas. Desta vez, por conta da pandemia, os trabalhos foram individuais e os modelos foram os próprios familiares, ou pessoas que moram na mesma casa dos estudantes. Em alguns casos, os alunos foram os próprios modelos.

O projeto é desenvolvido na conclusão das disciplinas de Software e Aplicativo, Fotografia Digital e Design Editorial. A ideia é que os alunos apliquem os conteúdos teóricos e também aprendam na prática a como produzir esse tipo de material. “Eles são responsáveis por todo o processo de criação, tendo que fazer fotografias, produção, edição e diagramação final”, explica Deise Pessi, professora de Fotografia Digital que coordena o projeto junto com as docentes Juliana Biz e Rafaela Veronez

A criação de um catálogo de moda também tem o intuito de fazer com que os alunos se familiarizem com o polo têxtil da região. Segundo Deise, desta vez, como os alunos não puderam ter contato com lojas reais, o conceito definido foi ‘Brechó’, para que eles pudessem usar o tinham em casa. 

Para a professora Juliana Biz, de Design Editorial, o resultado foi surpreendente. “Os trabalhos ficaram incríveis, muito melhores do que esperávamos, principalmente, porque este ano estávamos acompanhando cada aluno à distância”, enaltece.

Acompanhamento online

Todo o acompanhamento aos alunos foi realizado de forma remota, o que aumentou o desafio na produção do catálogo. As apresentações finais também foram à distância. A aluna Luana da Silva conta que quando soube que o projeto seria realizado de casa, levou um susto. “Foi difícil tudo isso de cenário, tive três tentativas até chegar na melhor”, relembra. Ela usou o irmão de nove anos como modelo. “É difícil tirar foto de criança e toda essa situação me deixou meio assustada. Foi desafiador”, completa.

Ao concluir o catálogo, ela conta que se sente mais pronta para encarar o mercado de trabalho.  “Foi o trabalho que mais acrescentou em minha vida acadêmica, pois tive que fazer muita coisa diferente do que já estava acostumada”, afirma.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança