Duplicação da BR-101 tem 48 pontes em operação
Tubarão (SC)
Na sexta-feira passada, 30 de setembro, foi liberada a quadragésima oitava ponte sobre rios que a BR-101 Sul catarinense faz a travessia. A estrutura sobre o Rio Tubarão, no km 337 recebe o fluxo de veículos no sentido Sul-Norte e, assim como as outras travessias, complementa o conjunto de obras de arte especiais (OAEs) no projeto de expansão rodoviária da rodovia federal. Enquanto esta ponte foi totalmente construída, outras foram adequadas aos novos padrões da duplicação, ganhando reforço e ampliação de pista.
A construção da ponte sobre o Canal de Laranjeiras é a maior travessia sobre rios ou lagoas da duplicação da BR-101 Sul catarinense. Com 2.830 metros de extensão, a ponte liga Laguna a Pescaria Brava sobre a lagoa de Santo Antônio dos Anjos, com o fluxo de veículos em pista dupla. Em tamanho só perde para o elevado de Araranguá, no km 409, com 2.030 metros de pistas. A segunda foi construída sobre o Rio Araçatuba, no km 271, em Imbituba.
De todos os lotes de duplicação, o segmento no Lote 28, entre Criciúma a Araranguá, é o único a não ter pontes construídas ou adequadas. O lote, porém, tem o maior elevado liberado ao fluxo de veículos, com 1.736 metros, próximo ao km 404, sobre o banhado de Maracajá. No lote de obras complementares, que serão executadas entre o km 300 (Laguna) ao km 358 (Sangão), está projetada ponte sobre o Rio Capivari, no km 329, para abrigar o fluxo de veículos em via lateral a ser construída e também a adequação da ponte pertencente ao traçado antigo (lado esquerdo).
Como funciona a adequação – Para o alargamento e reforço da estrutura e a construção das muretas de proteção das pontes antigas, foi necessário que as novas estivessem totalmente concluídas. Todos os pilares de pontes adequadas passam por reforço, para receber a nova carga da rodovia. Com a fundação finalizada, os trabalhos passam a ser executados sobre a pista, que tem todo o pavimento retirado, recebendo nova camada de concreto e asfalto.
As proteções laterais antigas são retiradas, a pista é alargada, passando a ter 10,2 metros de largura, como em todos os trechos duplicados. Após são construídas as proteções de concreto laterais, conhecidas como guarda-rodas, instalada a sinalização vertical e horizontal e, enfim, liberado ao fluxo de veículos.