• Duplicação da BR-101 Sul protege animais silvestre em SC

Duplicação da BR-101 Sul protege animais silvestre em SC

23 Mai, 2017 16:35:12 - BR-101

Tubarão (SC)

Além da construção de equipamentos de travessia segura para pedestres, a duplicação da BR-101, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, também montou espaços para que animais silvestres possam cruzar o fluxo de veículos com segurança. Os passa-faunas, galerias construídas debaixo do pavimento, garantem a migração de espécies animais nativas da Mata Atlântica presente ao longo da rodovia federal.

Os passa-faunas servem como corredor para animais, enquanto as oficinas de Educação Ambiental e o monitoramento de atropelamentos de animais silvestres são ferramentas de controle e interação com os usuários, comunidades lindeiras e escolas. As estruturas estão construídas ao longo dos lotes 22, 23, 24, 25 e 30, nos municípios de Palhoça, Paulo Lopes, Imbituba, Laguna e Santa Rosa do Sul em Santa Catarina e nos lotes 01, 02, 03 e 04 nos municípios de Torres, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Maquiné e Osório, sendo 26 no segmento catarinense e 21 no segmento gaúcho.

Os dois passa-faunas construídos em Laguna (SC), no km 308 e km 310, foram as duas últimas estruturas, para essa finalidade, concluídas nas obras de duplicação da BR-101. O local de construção dos passa faunas seguiu estudos prévios para identificar os locais onde ocorreu maior número de atropelamentos de animais silvestres, isso antes das obras de construção de pistas e obras de artes especiais começasse. Além da construção das passagens, o DNIT/SC através do consórcio Concremat-Tecnosolo-WorleyParsons faz periodicamente atividades que enfocam o monitoramento do Atropelamento da Fauna Silvestre e eficácia das Passagens de Fauna ao longo do segmento entre os dois estados.

O monitoramento do atropelamento de animais silvestres identifica os principais pontos em que ocorrem, assim como os principais grupos de fauna e espécies atropeladas, dentre espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção, além de avaliar o efeito da duplicação das faixas de rolamento e implantação de passagens de fauna para a fauna silvestre. Além disso, os dados e relatórios produzidos podem propor a implantação de medidas mitigadoras para redução de atropelamentos da fauna silvestre ao término das atividades de monitoramento.

Esse monitoramento está incluso no escopo dos 22 programas socioambientais e um Estudo, inclusos no Plano Básico Ambiental (PBA) implementado na duplicação da rodovia federal, dentro do programa de Proteção à Fauna e Flora. Nesse programa há o subprograma de Proteção à Fauna, que atua diretamente no monitoramento do atropelamento das espécies de fauna e na eficácia das passagens de fauna construídas. Nas travessias de fauna foram encontradas e catalogadas marcas e pegadas de mamíferos, como tatu, preá, gato do mato, porco espinho, répteis e anfíbios.

Já as oficinas de Educação Ambiental, feitas em escolas, comunidades e canteiros de obras apresentaram aos espectadores as espécies animais mais comuns em cada trecho da BR-101 Sul, bem como as formas de proteção delas.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança