• Duas unidades oferecem atendimento em Práticas Integrativas e Complementares

Duas unidades oferecem atendimento em Práticas Integrativas e Complementares

08 Abr, 2019 13:40:59 - Saúde

Içara (SC)

Uma prática disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) vem ganhando espaço no auxilio a tratamentos convencionais aos pacientes. As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) são terapias não convencionais que percebe o ser humano nos aspectos físico, social, mental, emocional, espiritual e energético, estimulando os mecanismos naturais para prevenção de doenças e recuperação da saúde.

Em Içara, esse trabalho complementa o atendimento nas unidades de saúde dos bairros Liri e Demboski. Conforme a enfermeira da unidade do Liri, Shirley Gazola Cardoso, para o atendimento é necessário que a unidade conte com um profissional habilitado. “Temos esses profissionais no Liri, onde ofertamos a auriculoterapia, shantala, terapia floral, fitoterapia e reiki e no Demboski onde o atendimento contempla as práticas de aromaterapia e fitoterapia”, explicou.

As PICs promovem uma nova cultura de cuidados e não concorrem ou substituem tratamentos convencionais, apenas complementam e possibilitam um olhar integrativo na saúde.  “Essa política de atendimento já existe há aproximadamente 20 anos no SUS, mas há pouco tempo vem se trabalhando isso nas unidades de forma mais intensificada”, complementou a enfermeira.

A profissional destaca que para que o paciente seja atendido por meio das práticas é necessária que ele esteja inserido ao bairro correspondente a unidade de saúde que oferece o serviço. “Atendemos apenas a demanda do bairro, não recebemos pacientes encaminhados de outros bairros por questões de agendamento e quantidade de pessoas”, acrescentou.

Mais informações sobre atendimento nas Práticas Integrativas e Complementares podem ser obtidas nas próprias unidades ou nos telefones 3432 7219, no bairro Liri e 3443 8994, no Demboski.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança