• Dr. Vicente luta em prol da Instalação de Consulado Italiano em SC

Dr. Vicente luta em prol da Instalação de Consulado Italiano em SC

25 Abr, 2018 15:11:19 - Política

Florianópolis (SC)

O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) irá coordenar os trabalhos parlamentares para instalação de um Consulado Italiano em Santa Catarina. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (25), durante café da manhã em seu gabinete com a presença de 11 deputados estaduais de origem italiana e representantes de entidade ligadas a causa. 

De acordo com o deputado, Santa Catarina é o segundo Estado brasileiro com o maior número de descendentes de italianos, chegando a 67%. Atualmente, eles são atendidos no Consulado de Curitiba cuja capacidade de trabalho está exaurida.

“Vamos enviar uma carta de intenções ao embaixador da Itália e ir até aquele país reivindicar essa demanda. A implantação da estrutura consular terá repercussão imediata no intercâmbio cultural e tecnológico entre os dois países”, afirmou Caropreso.

Diego Mezzogiorno, da Câmara de Comércio e Indústria da Itália, destaca que a carta de intenção aponta os porquês, os percentuais, e a necessidade de melhoria de atendimento aos descendentes ítalo-catarinenses. “Já temos o apoio formal do embaixador da Itália, do governo catarinense e agora temos o apoio dos parlamentares. É uma conquista que trará melhor tratamento aos ítalo-catarinenses. Mais proximidade da União Europeia e consequentemente, laços econômicos, culturais e sociais com a Itália.”

Santa Catarina possui aproximadamente quatro milhões de habitantes que podem ser cidadãos italianos. A primeira colônia italiana fora das Américas se instalou, por meio de 120 famílias, em São João Batista no ano de 1836.

Além de Caropreso, os deputados Valdir Cobalchini e Cleiton Salvaro serão responsáveis por dar andamento aos trabalhos. Participaram do encontro os deputados Moacir Sopelsa, Rodrigo Minotto, Padre Pedro Baldissera, Valmir Comin, Cesar Valduga, Neodi Saretta, Luciane Carminatti e Carlos Chiodini.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança