• Domingo tem Concerto de Estreia da Suíte para Joinville Jazz Big Band

    A apresentação inicia às 20 horas e a entrada é franca. Os ingressos serão distribuídos no local, uma hora antes do espetáculo.

Domingo tem Concerto de Estreia da Suíte para Joinville Jazz Big Band

07 Dez, 2017 16:05:13 - Variedades

Joinville (SC)

Neste domingo, 10/12, acontece o Concerto de Lançamento da Suíte para a Joinville Jazz Big Band, às 20 horas, no Teatro do Sesc Joinville. A peça foi escrita exclusivamente para essa formação pelo músico argentino e diretor musical da JJBB Marcos Archetti. A peça tem um carácter marcadamente teatral, passando por vários climas bem diferenciados. Nesse trabalho Archetti misturou a linguagem mais tradicional de Big Band com elementos da música brasileira e sul-americana, mas também utilizou algumas ferramentas mais próximas à música erudita. 

“Trata-se de uma obra em nove episódios, nos quais tive a sorte de poder explorar e experimentar diferentes sonoridades como a mais clássica de Big Band, mas também outras bem camerísticas, escrevendo para um naipe de cada vez”, argumenta Archetti.

A Suíte foi estruturada da seguinte forma: 1° Episódio (Abertura - Banda Completa); 2° Episódio (Trombones); 3° Episódio (Seção Rítmica 1); 4° Episódio (Marcha - Banda Completa); 5° Episódio (Partido Alto - Banda Completa); 6° Episódio (Saxofones); 7° Episódio (Seção Rítmica 2); 8° Episódio (Trompetes); e 9° Episódio (Final - Banda Completa).

A apresentação é gratuita, como forma de contrapartida social do Projeto Joinville Jazz Big Band para 2017, que teve o patrocínio da Prefeitura de Joinville e da Secretaria de Cultura e Turismo, por meio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura – SIMDEC, modalidade Manutenção de Grupo.

Este projeto possibilitou o aprimoramento dos integrantes da Joinville Jazz Big Band, através capacitação continuada desenvolvida nos Ensaios por Naipes e Ensaios Gerais, na Oficina “Ritmo e Harmonia do Sul”, ministrada por Marcos Archetti, e na Oficina “Improvisação Melódica - Léxico e Tradição”, aplicada pelo saxofonista e diretor geral da JJBB, Gledison Zabote.

Já através da ação Novos Talentos, foram oferecidas a músicos que não participam da formação oficial da Joinville Jazz Big Band, as oficinas de Prática de Big Band, ministrada por Marcos Archetti; e de Técnica de Improvisação, aplicada por Gledison Zabote, além de participações como ouvinte durante os Ensaios por Naipes e Ensaios Gerais da JJBB.

“Com esta iniciativa a Joinville Jazz Big Band deu mais um importante passo para implementar uma escola de jazz, com o intuito de capacitar os músicos com conhecimentos técnicos e teóricos.  Além da manutenção e aprimoramento do grupo atual, o projeto está habilitando “Novos Talentos” com interesse nesta linguagem musical”, defende Zabote.

Joinville Jazz Big Band

Primeira Big Band Jazzística do município de Joinville, a Joinville Jazz Big Band foi idealizada pelo músico Gledison Zabote e iniciou os trabalhos em setembro de 2011. De forma voluntária, músicos profissionais e amadores que possuíam interesse em aprender e desenvolver a linguagem do jazz nesta formação, mas não encontravam espaços formais para aprimorá-la, decidiram montar a Big Band e iniciar os primeiros ensaios. Hoje, a JJBB expande esta troca de conhecimentos para outros músicos, através da Ação Novos Talentos.

Sob a coordenação de Gledison Zabote e direção musical de Marcos Archetti, 17 instrumentistas, divididos em quatro naipes (saxofones/flautas, trombones, trompetes e seção rítmica), executam um repertório que alia clássicos do jazz e da música brasileira, a arranjos especialmente realizados para a formação de repertório mais moderno e obras autorais.

Com apoio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura – SIMDEC realiza um projeto de formação continuada com capacitação em harmonia/improvisação, capacitação rítmica, elaboração de arranjos originais, ensaios por naipe e ensaio geral.

Este trabalho transformou a Joinville Jazz Big Band em referência de qualidade musical, lotando todas as apresentações que tem realizado. Destacam-se os concertos com participação do baterista Sergio Gomes e da cantora Ana Paula da Silva, em 2013, no Teatro do Sesc Joinville. Em 2014, os concertos com arranjos e regência de Rafael do Santos no Porão da Liga; e com arranjos de Marcos Archetti e participação do Quarteto Enraizados, no Teatro do Sesc Joinville; no Panorama Musical do Sesc em Jaraguá do Sul; e dois shows no Teatro do Sesc Joinville. Em 2015, Concerto de Aniversário no Teatro Juarez Machado, com participações da cantora Lily Blumerants e do trombonista Sergio Coelho; e no Aldeia Palco Giratório do Sesc, no Teatro Municipal de Itajaí, com participações de Lily Blumerants e Sergio Coelho. Em 2016, o Show de 5 Anos da Joinville Jazz Big Band, com participações especiais dos músicos Alegre Corrêa, Gabriel Vieira e Lily Blumerants, no Teatro Juarez Machado; e o Show no TAC 7:30, com Lily Blumerants, Alegre Corrêa e Gabriel Vieira, no Teatro Álvaro de Carvalho. Em 2017 destacam-se o Concerto de 6 Anos da JJBB, no Teatro Juarez Machado e a Apresentação no 20º Festival de Música de Itajaí.

Formação:

Saxofones/flautas: Ernst Klipp (coordenador de naipe, sax tenor e flauta), Jônatas Silveira (sax alto), Manoel Coutinho Madruga (sax alto), André Leitzke (sax tenor), e Eduardo Santos (sax barítono e flauta). Trombones: Everton Luis Alves (coordenador de naipe), Eliton Faria, Misael Kautnick, e Ezequiel dos Santos. Trompetes: Jairo Alexandre Espindula (coordenador de naipe), Joel Roberto de Moraes, Jonatan de Souza Nunes, e Jedielson Soares.  Sessão Rítmica: Michel Falcão (coordenador de naipe e contrabaixo), Rafael Vieira (bateria), Fabio Oliveira (piano), e Cledemilson Silva (guitarra). Codireção Musical e Administrativa: Cledemilson Silva. Direção Geral e Produção Executiva: Gledison Zabote. Direção Musical e Arranjos: Marcos Archetti.

Serviço:

Concerto de Estreia da Suíte para a Joinville Jazz Big Band
Domingo - 10/12
Horário: 20 horas
Local: SESC Joinville
Rua Itaiópolis, 470 - América - Joinville - SC.
Entrada Franca (sujeito a lotação - retirada de ingressos 1 hora antes do início do espetáculo).

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança