Dois projetos apresentados e dez indicações aprovadas

16 Ago, 2016 11:12:03 - Política

Araranguá (SC)

Durante a quadragésima primeira sessão do ano, os vereadores de Araranguá debateram e aprovaram dez indicações. Além disso, a pauta do dia incluiu a apresentação de dois projetos importantes. O primeiro deles dispõe sobre alterações no Plano Plurianual do Município para o quadriênio 2014 a 2017. O outro projeto estabelece as diretrizes ao orçamento do município para o exercício de 2017. Ambas as propostas serão encaminhadas para análise das comissões internas da Câmara e posteriormente serão votadas.

Na sessão, também houve a aprovação de dez indicações. Nessas proposituras, os vereadores solicitam melhorias na prestação de serviços ou na infraestrutura pública municipal. Confira as indicações:

OLIMPÍADAS - Indicação do vereador Adair Jordão (PT) solicita que a Secretaria Municipal de Educação e a Subsecretaria de Esporte desenvolvam projetos visando destacar junto a Rede Pública Municipal de Ensino a história e o legado dos Jogos Olímpicos, com ênfase ao Rio 2016. Na mesma proposta é feita sugestão para que uma réplica da Tocha Olímpica possa ser exposta nas unidades de ensino, exaltando a importância do esporte e desse evento. Araranguá foi um dos municípios que realizou o revezamento da Chama Olímpica. Os Jogos Olímpicos do brasil são disputados entre 5 e 21 de agosto.

BEIRA RIO – Por meio de indicação, o vereador Luiz Djalma Marcelino, Luiz do Bailão (PDT) sugere que a Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Ambiental do Meio Ambiente de Araranguá (Fama), Secretaria de Obras e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) providencie estudos visando a adoção de medidas que coíbam a erosão do solo às margens do Rio Araranguá, na rua Rui Barbosa, popular Beira Rio, Centro. Em vários pontos, a erosão, é eminente, enquanto em outros trechos os desmoronamentos de terra já são realidade. Essa situação coloca a população em alerta. Diversas residências estão situadas nas proximidades. Além disso, a rua Rui Barbosa é bastante utilizada por pedestres e veículos.

CEMITÉRIOS – O vereador Alexandre Rezende Pereira (PPS) indicou que a Prefeitura Municipal providencie plantão de 24 horas nos serviços de vigilância dos cemitérios públicos Cruz das Almas, no bairro Urussanguinha e Jardim da Paz, no bairro Nova Divinéia. Embora esse serviço já seja prestado em períodos noturnos, entre segunda e sexta-feira, o monitoramento e zelo pela preservação do patrimônio devem ser disponibilizados 24h por dia, inclusive aos sábados e domingos. A iniciativa qualificaria a segurança, ajudaria a coibir atos de vandalismo, furto e outros delitos.

ESCOLINHAS ESPORTIVAS – Foi aprovada indicação do vereador Luiz Braz Paulino, Lulu (PPS) para que a Secretaria de Educação e a Subsecretaria de Esportes divulguem, cm maior ênfase, junto à classe estudantil, dados relativos a inscrição, quantidade de vagas, formas de ingresso e horários de funcionamento das escolinhas de iniciação esportiva ofertadas pelo Poder Público Municipal. Em Araranguá são ofertadas gratuitamente escolinhas de iniciação esportiva de futsal, futebol de campo, vôlei, tênis de mesa e atletismo, entre outros. Essas atividades merecem ampla divulgação, seja por meio de publicações impressas ou através das mídias sociais.

NOVA DIVINÉIA - Com a demolição do prédio que era utilizado pela associação de moradores e a manutenção da interdição do ginásio esportivo da escola, a comunidade do bairro Nova Divinéia não dispõe de um espaço adequado para promover eventos, reuniões e atividades coletivas. Consciente dessa realidade, o vereador Daniel Viriato Afonso (PP) sugere que a prefeitura avalie a possibilidade de implantar um centro multiuso na comunidade. A construção de uma academia pública de saúde nesse espaço também é solicitada.

ENTULHOS - Indicação do vereador Lourival João, Cabo Loro (PSD) pede que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, providencie a remoção dos entulhos depositados em meio ao passeio público, na rua Salvato Paladine, em frente à quadra de areia utilizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no bairro Nova Divinéia. Depositado em local indevido, essa material (sobras de tijolos, telas, cimento e areia) impossibilita o deslocamento dos pedestres, pode ocasionar acidentes e prejudica o visual urbanístico.

RODOVIA - Indicação de autoria do vereador Arilton Costa (DEM) para que o Poder Público Municipal providencie a roçagem e limpeza dos espaços laterais da rodovia municipal Tinho Réus, desde o bairro Jardim Cibeli até o bairro Vila Operária.

CIDADE ALTA - Indicação feita pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Rony da Silva (DEM) solicita implantação de pavimentação asfáltica ou lajotas na rua Jovelino Euzébio Pacheco, bairro Cidade Alta.
INTERIOR - Indicação do vereador Jacinto Dassoler (PP) reivindica a revisão e instalação de novas lâmpadas e hastes nos postes de iluminação pública onde houver necessidade, desde o Distrito Hercílio Luz até a comunidade de Campo Mãe Luzia.

JARDIM CIBELI - Indicação proposta pelo vereador Ozair da Silva, Banha (PT) solicita que a prefeitura providencie a revisão e manutenção no sistema público de iluminação do bairro Jardim Cibeli.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE