• Dois novos médicos no São Donato após saída dos cubanos

Dois novos médicos no São Donato após saída dos cubanos

20 Nov, 2018 17:22:56 - Saúde

Içara (SC)

Com a saída repentina dos médicos cubanos dos Mais Médicos nesta terça-feira, dia 20, e devido à preocupação com o atendimento em saúde prestado aos içarenses, o Governo de Içara contratará nas próximas horas dois novos médicos que atenderão no ambulatório do Hospital São Donato.

“O atendimento ambulatorial atuará de forma resolutiva para os casos de menor gravidade(pulseiras azuis e verdes), quando não há emergência. Como as Unidades estarão comprometidas, estes dois novos médicos ajudarão a atender a demanda até o dia 7 de dezembro", destaca o prefeito Murialdo Canto Gastaldon. A equipe de Governo trabalha para que a contratação de emergência seja efetivada já nas próximas horas. A decisão foi oficializada em reunião nesta tarde com os gestores do São Donato.

A Secretaria de Saúde de Içara, mobilizou uma reunião com os enfermeiros de todas as Unidades nesta terça-feira, para definir como ocorrerão os atendimentos nas ESF.  "Inicialmente os médicos cubanos iriam embora somente em dezembro. Esta madrugada fomos surpreendidos com o adiamento da passagem. A partir de amanhã iniciam os embarques”, explicou a secretária de Saúde Jaqueline dos Santos.

Espera-se que com novo edital de contratação, lançado  nesta  terça-feira  pelo Ministério  da Saúde, as vagas sejam integralmente preenchidas por médicos brasileiros.

A situação nas Unidades

A Secretaria de Saúde fez um  cronograma de atendimento, que valerá a partir de segunda-feira, dia 26, pois os médicos já tinham uma pré-agenda estabelecida para esta quarta, quinta e sexta-feira. "A partir de segunda-feira, serão realizados somente atendimentos ambulatoriais. O paciente será acolhido pela equipe e será encaminhado. A triagem dirá onde ele será atendido. A Unidade fará o encaminhamento", destaca a coordenadora de Atenção Básica Iane Savi.

"Casos de troca de receita,  febre alta, gestantes, pressão alta, dor aguda, que são consideradas urgências, serão atendidos prioritariamente. Todas as unidades terão um médico meio período, será um paliativo", informa Jaqueline. "Esperamos que até o dia 7 de dezembro, data em que os novos médicos serão convocados, todas as unidades voltem a atender normalmente", pontua.

Nas unidades onde os cubanos atendiam, nos bairros Raichaski, Jussara, Elizabete, Terceira Linha, Aurora, Boa Vista, Vila Nova 1 e 2 não haverá atendimento até sexta-feira, mas a equipe estará acolhendo as demandas que chegarem, dando posterior encaminhamento.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança