Documentários destacam paixão por animais e produção de vinhos e cerveja

30 Nov, 2017 17:21:41 - Variedades

Criciúma (SC)

A noite da próxima sexta-feira (1º) será muito especial para os acadêmicos da 8ª fase do curso de Jornalismo da Faculdade Satc. Serão apresentados os dois documentários produzidos ao longo do semestre no evento .Doc - Paixão Documentada. Os lançamentos ocorrem no auditório 1 da Satc, a partir das 19h30, e são abertos ao público. A proposta foi desenvolvida para a disciplina de Práticas em Laboratório e, segundo a professora Marli Vitali, tem por objetivo somar múltiplos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. “Tínhamos diversas propostas de trabalho, apresentamos e eles escolheram essas duas. Depois a parte de desenvolvimento, pesquisa e levantamento de fonte foi com os próprios acadêmicos. Os produtos finais ficaram muito interessantes e tem relevância como material jornalístico”, contou Marli.

Os documentários foram desenvolvidos por dois grupos distintos e tem temáticas diferentes. O primeiro, denominado Ani.Mais, fala sobre a relação entre os humanos e seus pets, mostrando histórias inusitadas e de superação. “A nossa proposta era mostrar o sentimento das pessoas pelos animais. Nós queríamos além de falar de cachorros, falar de gatos, mas aí entrou o Zé, que é um carneiro, pra mostrar toda forma de amor por pets. Foi muito legal produzir esse documentário, pois nos envolvemos com as histórias”, contou a acadêmica Bruna Elias. De acordo com Bruna, a produção foi uma experiência diferente, pois houve envolvimento com os bichinhos e com histórias de superação. “O público que comparecer ao evento pode esperar a história inusitada do Zé, criado como animal de estimação, o que não é convencional, mas não deixa de ser amor. Pode esperar a linda história da Pê, uma cadela resgatada. Tem o amor dedicado de voluntários como a Ivone. Daria pra fazer um filme sobre a história de cada animal que tivemos contato”, detalhou.

Já o “Dentro da garrafa: tradição e tecnologia etílica do sul” é um documentário que mostra o fortalecimento e a nova fase da produção de vinhos e cervejas artesanais na região do extremo sul catarinense. “Foi um documentário bem interessante de fazer pois percebemos que nossa região é rica em produção de bebidas, tanto de cerveja artesanal quanto de vinhos. A tradição foi algo que nos chamou atenção também. No caso dos produtores de vinho, a produção já está na terceira geração”, esclareceu o acadêmico Giovane Marcelino. Produzir o documentário foi gratificante. “Quem pretende conferir pode esperar um trabalho que valorize bem a nossa região e que mostre as diferentes características entre as produções das bebidas”, disse.

Sobre o evento

O seminário .Doc - Paixão Documentada ocorre na próxima sexta-feira (1º), no auditório 1 da Satc, a partir das 19h30 e é aberto ao público. Além da apresentação dos documentários, os visitantes poderão participar de sorteios de camisas do curso de jornalismo e de um kit da Saint Bier. A cadelinha Pê, que é sucesso nas redes sociais e uma das personagens apresentadas, estará no evento para fotos com os participantes.

TEXTO/ CLARA FLORIANA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE