• DNIT/SC vai manter trabalhos em pavimento da BR-101

DNIT/SC vai manter trabalhos em pavimento da BR-101

24 Jul, 2018 10:59:25 - BR-101

Içara/Araranguá (SC)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) faz, nos próximos dias, trabalhos de recomposição asfáltica entre o km 380 ao km 410 da BR-101, do município de Içara até Araranguá. Os serviços marcam a continuidade do avanço em melhorias feitas no trecho – seguindo pela pista de sentido Sul-Norte. Agora, as frentes de obras seguem no sentido oposto de tráfego.

Esse tipo de recomposição agrega maior volume de massa asfáltica que os trabalhos de tapa-buracos, porém, em espaços menores que as melhorias feitas com fresagem. Ações desse tipo visam a manutenção das camadas asfálticas até a execução de melhorias com aplicação de microrrevestimento.

Para que haja continuidade nos trabalhos de recomposição asfáltica no segmento, a BR-101 Sul precisa ter faixas de rolagem interrompidas para abrigar trabalhadores e equipamentos sobre as pistas duplicadas. Os profissionais da manutenção ficam isolados pela sinalização provisória de obras, sempre identificada com cones refletivos e placas móveis. Nesse espaço de movimentação, as equipes atuam expostas ao fluxo de veículos e, por vezes, motoristas invadem esta demarcação para fazer manobra de ultrapassagem. Ações desse tipo oferecem riscos de atropelamentos e acidente envolvendo outros usuários da rodovia federal. 

Ao mesmo tempo das melhorias, serão executados trabalhos paralelos para conservação de pistas e estruturas. O sistema de drenagem recebe limpeza de caixas coletoras (bocas-de-lobo) no segmento de plataforma e vias lindeiras, limpeza de bases nas proteções de concreto (New Jersey), roçadas na vegetação rasteira e arbórea, além da retirada de sedimentos em bordos e acostamentos.

Com chuva, todas as atividades são suspensas. Para os usuários da rodovia federal, o DNIT/SC pede que seja respeitado o local em melhorias, evitando a parada desnecessária com o veículo. Além disso, é preciso reduzir a velocidade e observar a sinalização vertical provisória instalada. Trabalhadores e equipamentos estão em constante circulação pelas frentes de melhorias, se expondo ao fluxo de longo curso ou tráfego local de veículos.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE