• DNIT/SC trabalha para contenção de talude nas Obras Complementares da BR-101

DNIT/SC trabalha para contenção de talude nas Obras Complementares da BR-101

08 Ago, 2018 11:02:09 - BR-101

Pescaria Brava (SC)

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) faz, nesta semana, trabalhos de compactação de solo e rochas em talude dentro do lote de Obras Complementares à duplicação da BR-101 Sul catarinense. O serviço é feito próximo ao km 321,2, em Pescaria Brava – entre os bairros de Santiago e Taquaruçu.

Com a compactação do material, o talude se firma e evita escorregamento da encosta entre as pistas duplicadas e a futura via lateral, em construção. O serviço também evita danos nas bases e sub-bases construídas para abrigar o fluxo de veículos na rodovia federal. A frente de obras não interfere na circulação dos veículos e na vida cotidiana dos bairros que o empreendimento alcança.

Os taludes estão recebendo plantio de grama, para complemento às ações que pretendem evitar processos erosivos em toda a obra, mantendo o sistema de drenagem que está sendo construído livre de obstáculos. Em todos os taludes, e também nos canteiros, a cobertura feita pelas gramíneas serve de condutor da água diretamente à drenagem, evitando o carregamento de sedimentos até as galerias e bocas-de-lobo.

Durante o processo construtivo de pistas, viadutos ou passagens de pedestres, as empresas ou consórcios envolvidos na duplicação da BR-101 Sul, seguem as orientações do programa de Controle de Processos Erosivos, disposto no Plano Básico Ambiental da rodovia. Esse programa executa ações de caráter preventivo e corretivo nas áreas de apoio, como jazidas, caixas de empréstimo de material, pedreiras, com fins a evitar o aparecimento e a evolução de processos de erosão do solo ou do aterro compactado.

Medidas como recuperação da cobertura vegetal e o emprego de dispositivos de drenagem vêm sendo implantadas no decorrer das obras, tornando possível a efetividade das ações. O controle do processo erosivo é acompanhado pelo Consórcio Concremat-Tecnosolo, contratado pelo DNIT, desde o início das atividades de obras. O acompanhamento somente é considerado concluído ao término da duplicação em cada lote, onde é feita a avaliação final da efetividade das medidas de controle implementadas.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE