DNIT/SC levanta dados para pontos de transporte coletivo

18 Ago, 2017 14:36:41 - BR-101

Laguna (SC)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) faz nesta sexta-feira, 18, levantamento de dados para identificação de pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte coletivo, em vias lindeiras da BR-101 Sul no bairro Cabeçuda, em Laguna. O estudo de possiblidade para implantação de sinalização vertical vai indicar três pontos, entre o viaduto de acesso ao Centro até o retorno em nível construído debaixo dos vãos da Ponte Anita Garibaldi. Com a demarcação e identificação dos locais, usuários de coletivos terão maior segurança ao tomar as conduções, bem como os motoristas terão visibilidade dos espaços para circulação e estacionamento.  

Os três novos espaços vão complementar os pontos e abrigos já existentes nesse segmento já duplicado da rodovia federal. Do bairro de Barranceira até o final de Cabeçuda, a duplicação da BR-101 construiu pistas, obras de arte especiais (OAEs) e ruas laterais, alterando o modo de trafegar dos moradores lindeiros, bem como dos usuários que usam os acessos para chegar a Laguna, estância turística e histórica catarinense.

A construção de abrigos ou a identificação de locais de embarque e desembarque de usuários do transporte coletivo, em vias laterais ao longo da BR-101 Sul, seguiu os pontos que já existiam antes das obras de expansão rodoviária. Além dos espaços preexistentes, novos pontos são demandados, onde o DNIT/SC recebe sugestões de diversos setores da sociedade, de moradores lindeiros, às prefeituras e os representantes de empresas de transporte de passageiros. Havendo viabilidade e segurança, as comunidades ganham novos pontos.  

Com abrigos, cuidados redobrados

Com a instalação dos abrigos para transporte coletivo, nas vias lindeiras a BR-101 Sul, algumas recomendações de segurança devem ser adotadas. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), nas paradas, operações de carga ou descarga e nos estacionamentos, o veículo deverá ser posicionado no sentido do fluxo, paralelo ao bordo da pista de rolamento e junto à guia da calçada (meio-fio), admitidas as exceções devidamente sinalizadas. O embarque e o desembarque devem ocorrer sempre do lado da calçada, exceto para o condutor.

Ao descer de um coletivo, se houver necessidade de transpor as pistas da BR-101 Sul, o usuário deve procurar um dispositivo de segurança, como as passarelas ou passagens inferiores de pedestres mais próximos. Antes de seguir, verifique a existência de passeios públicos (calçadas) e utilize-os sempre que possível, pois assim você estará contribuindo para evitar acidentes.   

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal