• DNIT/SC inicia semana com três frentes de trabalhos na BR-101 Sul

DNIT/SC inicia semana com três frentes de trabalhos na BR-101 Sul

24 Jul, 2017 16:11:35 - BR-101

Tubarão (SC)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) inicia a semana com três frentes de trabalhos para conservação da BR-101 Sul, distribuídas em Tubarão, Araranguá e Sombrio. Os trabalhos são feitos sobre as pistas duplicadas e vias lindeiras, interferindo na trafegabilidade dos veículos na rodovia federal, o que requer atenção redobrada dos motoristas. Todas as atividades são limitadas pela sinalização provisória de obras e indicadas por sinalizador (bandeirinha).

Em Tubarão, a autarquia faz a limpeza dos sedimentos, restos de cargas, peças e pneus de automóveis que se acumulam na base da proteção de concreto central (New Jersey), entre o km 330 ao km 337, no limite dos municípios de Capivari de Baixo e Tubarão até o bairro Morrotes e pontes do rio Tubarão. Os trabalhos, iniciados na manhã desta segunda-feira, seguem sobre a pista de sentido Florianópolis-Porto Alegre, com a faixa de rolagem da esquerda interrompida para as atividades.

No km 408, em Araranguá – próximo ao elevado do Contorno, equipes seguem com a limpeza das eiras (bordos) das pistas. Ali acumulam sedimentos e, com o crescimento da vegetação rasteira, a água das chuvas não consegue escoar para o sistema de drenagem. Os trabalhos são feitos com emprego de escavadeira e trabalhadores, que retiram o excesso de vegetação e abrem as saídas de sarjetas.


Já no km 432, em Sombrio, as roçadas da vegetação em canteiro central, bordos e taludes é feita, com trabalhadores seguindo em direção ao extremo-Sul. A conservação com retirada da vegetação e lixo é necessária para a manutenção dos elementos de sinalização rodoviária (placas, painéis, defensas metálicas, etc.) e também para a melhor visualização e compreensão pelos motoristas. Já a coleta de lixo evita que materiais sólidos acabem dentro do sistema de escoamento, danificando bocas de lobo e as galerias debaixo das pistas.

A execução desses serviços depende de condições de tempo estável na região. Em caso de mau tempo, os trabalhos são suspensos. Todos os locais com atividades estão identificados com sinalização vertical provisória, sendo necessária, em momentos alternados, a interrupção do tráfego para o deslocamento de trabalhadores e equipamentos. Devendo o motorista ter atenção redobrada, principalmente quanto à redução da velocidade.

Para os usuários da BR-101, o DNIT/SC pede que seja respeitado o local em melhorias, evitando a parada desnecessária com o veículo. Além disso, é preciso reduzir a velocidade e observar a sinalização vertical provisória instalada. Para informações sobre a BR-101 Sul, obras remanescentes e as condições de trafegabilidade em trecho com obras, o DNIT, através do consórcio das empresas Concremat-Tecnosolo – responsável pela gestão ambiental da duplicação, disponibiliza os canais de atendimento pelo telefone 0800 6030 101 e os links úteis no site www.101sul.com.br.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE