• DNIT/SC inicia compactação de rochas para construção de via lateral, em Laguna

DNIT/SC inicia compactação de rochas para construção de via lateral, em Laguna

25 Set, 2018 15:24:04 - BR-101

Laguna (SC) 

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) inicia nesta quarta-feira, 25, o depósito e compactação de rochas para compor a sub-base que vai comportar a pista para via lateral entre Caputera e Bentos, em Laguna. A frente de obras está alocada entre o km 306,3 ao km 307,2, com homens e equipamentos em movimentação no bordo direito do fluxo de longo curso (sentido Florianópolis-POA).

A empresa responsável pelos lotes de Obras Complementares montou estoque de rochas (rachão) e material britado (finos) para seguir com os trabalhos sem interrupção. A compactação dessa camada começa próximo do acesso a Caputera, intercalada com a construção de dutos para drenagem. Nenhuma das atividades interfere no trânsito de veículos, com espaços delimitados pela sinalização provisória de obras.

Para as comunidades lindeiras, atenção redobrada para a logística da construção. As obras acontecem próximo de Bentos e, com isso, as ruas existentes no entorno do empreendimento precisam rever a circulação local para não adentrar ao espaço dos serviços construtivos. Nas frentes em construção, somente pessoal autorizado por circular.

A construção de nova via lateral vai facilitar o acesso e a trafegabilidade entre aglomerados urbanos nos bairros de Caputera e Perexil, dando condições de segurança no trânsito de veículos e na circulação de pedestres, abrangendo cerca de 440 famílias das duas localidades. A plataforma em construção também será ligação estradal com Bentos – onde outras 110 famílias terão acesso à via – sem a necessidade de tráfego pelo fluxo de longo curso. 

Nesta fase de obras na duplicação da BR-101 Sul catarinense serão construídos 4.901,50 metros de novas vias laterais, uma nova ponte para via lateral e a adequação de ponte existente no km 329,9, no Rio Capivari. Há trabalhos entre o km 321,1 ao km 324, em Pescaria Brava. O lote de Obras Complementares e Remanescentes se estende do km 300, em Laguna, até o km 358, em Sangão e já construiu e liberou cerca de dois mil metros de vias laterais, 1,5 mil metros de calçadas em Pescaria Brava com 2,2 mil metros construídos em na travessia urbana do bairro São Cristóvão, em Tubarão, um viaduto e quatro passarelas.

Trabalhos sobre Ponte Anita Garibaldi reduzem limites de velocidade

25/09/2018 – O DNIT/SC alerta aos motoristas que trafegam pela Ponte Anita Garibaldi, na BR-101 sul, que atentem para as obras de recomposição do pavimento asfáltico sobre a travessia, mantendo os limites de velocidade indicados pela sinalização provisória. Com homens e equipamentos sobre as pistas, nova configuração de tráfego está delimitada para garantir a segurança dos profissionais envolvidos nos serviços, bem como aos usuários da rodovia federal.

Assim, o limite de 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para veículos de grande porte passa a ser de 60 km/h para todos. Enquanto os trabalhos de aplicação do microrrevestimento asfáltico forem realizados, sempre haverá interrupção em uma das faixas de rolagem para abrir espaço aos equipamentos. Após o trecho em atividades, os limites de velocidade voltam a ser definidos pela sinalização definitiva da rodovia federal.

As melhorias são feitas em toda a extensão das pistas elevadas na estrutura, recobrindo a camada superficial. Com isso, a ponte terá trânsito com restrição em faixas de rolagem para abrir frente aos serviços em execução. Os motoristas devem considerar trabalhos sobre pistas a partir das 07h15min, com encerramento das atividades às 18 horas.

Como todas as atividades são realizadas em campo aberto, ficam sujeitas às condições do tempo: em caso de instabilidade, os trabalhos são suspendidos e retornam somente com dia ensolarado. Os motoristas precisam atentar e redobrar os cuidados, pois todas as obras são realizadas sobre as pistas e vias laterais, com equipamentos e profissionais em movimentação constante. 

Com chuva, o microrrevestimento asfáltico não pode ser aplicado e secado, devido a umidade nas bases. Para mais informações, a autarquia mantêm canais de interação para usuários, mantido pelo consórcio Concremat-Tecnosolo (Gestora Ambiental da BR-101 Sul), através do atendimento gratuito pelo telefone 0800 6030 101 e pelos links úteis no site 101sul.com.br.

A Ponte Anita Garibaldi (Ponte de Laguna) tem 2.830 metros de extensão, liberada ao tráfego de veículos desde julho de 2015. Ela faz a travessia sobre o Canal de Laranjeiras, no limite dos municípios de Laguna e Pescaria Brava, e está localizada entre o km 312,9 o km 315,73.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal