• DNIT/SC finaliza drenagem para continuidade de via lateral, na BR-101 Sul

DNIT/SC finaliza drenagem para continuidade de via lateral, na BR-101 Sul

01 Out, 2018 15:58:00 - BR-101

Tubarão (SC) 

 O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) finaliza, nesta segunda-feira, 1º de outubro, trabalhos de construção nas galerias para drenagem na via lateral em construção em Bentos, Laguna. Esse processo construtivo é essencial para finalizar a aplicação e compactação da sub-base com rochas (rachão), etapa anterior da aplicação asfáltica. Todas as atividades estão sendo executadas fora do fluxo de veículos.

Todos os serviços, além da construção das galerias, vão seguir durante os próximos dias, dentro das condições de tempo estável na região. O DNIT/SC constrói duas galerias na via lateral que liga o acesso ao bairro Caputera até Bentos.

Para as comunidades lindeiras, atenção redobrada para a logística da construção. As obras acontecem próximo de Bentos e, com isso, as ruas existentes no entorno do empreendimento precisam rever a circulação local para não adentrar ao espaço dos serviços construtivos. Nas frentes em construção, somente pessoal autorizado por circular.

A construção de nova via lateral vai facilitar o acesso e a trafegabilidade entre aglomerados urbanos nos bairros de Caputera e Perexil, dando condições de segurança no trânsito de veículos e na circulação de pedestres, abrangendo cerca de 440 famílias das duas localidades. A plataforma em construção também será ligação estradal com Bentos – onde outras 110 famílias terão acesso à via – sem a necessidade de tráfego pelo fluxo de longo curso. 

Para mais informações, a autarquia mantêm canais de interação para usuários, mantido pelo consórcio Concremat-Tecnosolo (Gestora Ambiental da BR-101 Sul), através do atendimento gratuito pelo telefone 0800 6030 101 e pelos links úteis no site 101sul.com.br.

Educação Ambiental, na BR-101, foca mudanças no pós-obras de duplicação

As ações e oficinas de Educação Ambiental, realizadas nas escolas catarinenses presentes ao longo da BR-101 Sul duplicada, tem na etapa de pós-obras foco no conteúdo para apresentar as mudanças trazidas pelas obras no cenário socioambiental, frisando as medidas mitigadoras dos impactos ambientais. Agora, o DNIT/SC, através do Consórcio Concremat-Tecnosolo (Gestora Ambiental) realiza palestras interativas com alunos, professores e funcionários de estabelecimentos públicos de ensino em comunidades próximas dos lotes de Obras Complementares, em Laguna e Pescaria Brava.

Nas conversações realizadas, as crianças, professores e funcionários debatem as transformações ambientais antes, durante e após as obras de duplicação na rodovia federal, focada na obra específica em execução nas comunidades. A ação é coordenada pela equipe de Comunicação Social e Educação Ambiental do DNIT/Consórcio e discute, também, os cuidados com o meio ambiente durante as construções e os trabalhos para manter as condições de trafegabilidade aliada aos cuidados ambientais com o empreendimento concluído. O conteúdo foca ainda as diferenças entre reciclagem e reutilização de materiais, em consenso com a realidade dos moradores locais. 

As oficinas de EA são realizadas pelo consórcio desde 2005, quando iniciaram as obras de duplicação. Para os envolvidos pelo empreendimento, a equipe repassa informações sobre os 22 Programas Socioambientais e um Estudo desenvolvidos paralelamente às obras, bem como noções de segurança, relacionamento no trabalho e sensibilização para a segurança no trânsito, em atendimento, como medidas de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama. Para os trabalhadores, as oficinas são voltadas para valorização do profissional, cuidados e uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs), cuidados ambientais na obra e interação com as comunidades.

Com as atividades nos lotes de Obras Complementares em execução em Tubarão, Pescaria Brava e Laguna, as ações de sensibilização ambiental continuam. A equipe de Comunicação Social e Educação Ambiental do Consórcio, a pedido do DNIT, realiza ações para obtenção da Licença de Operação da BR-101 Sul. O consórcio age nas comunidades e nas escolas lindeiras trazendo, agora, a realidade das transformações ambientais, estruturais e de trafegabilidade trazidas pela duplicação da rodovia federal. Essa continuidade vem aumentando ainda mais o número de pessoas que interagem com conteúdo apresentado, criando sensibilização ambiental para um pós-obras.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE