• DNIT/SC fará trabalhos no túnel do Morro do Formigão

DNIT/SC fará trabalhos no túnel do Morro do Formigão

16 Nov, 2017 15:41:27 - BR-101

Tubarão (SC)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) fará, a partir desta sexta-feira, 17, trabalhos de manutenção preventiva no sistema de drenagem dentro da galeria do túnel de transposição do Morro do Formigão, na BR-101 Sul catarinense. A galeria está localizada no km 338 da rodovia federal, no município de Tubarão. Com as atividades, será necessária a interrupção da faixa de rolagem da esquerda, para abrir frente às equipes de manutenção.

Os trabalhos estão programados para iniciar às 7h30min e durar até às 17 horas e serão realizados sobre a pista, com trabalhadores e equipamentos próximos do fluxo de veículos. Os espaços interrompidos sobre o pavimento estarão identificados com sinalização provisória formada por cones refletivos e também com os sinais luminosos do túnel – além do semipórtico eletrônico. Além disso, sinalizador (bandeirinha) estará posicionado antes da frente de obras. Os trabalhos serão suspensos no final de semana e continuados a partir de segunda-feira, 20.

A manutenção preventiva é feita periodicamente nos túneis construídos na duplicação da BR-101, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Todas as transposições têm supervisão de controle de tráfego por meio dos sistemas de automação, megafonia e de monitoramento por câmeras, espaço para acostamento e monitoramento das condições ambientais do túnel (ventilação e iluminação), entre outros sistemas de segurança.

O túnel do Morro do Formigão é a terceira obra para transposição de maciços rochosos, na duplicação da BR-101 Sul, entre Palhoça (SC) até Osório (RS). Outras duas estão concluídas e liberadas ao tráfego de veículos. Os dois primeiros túneis, com 1.841 metros de extensão cada, foram liberados em dezembro de 2010, estão localizados entre o km 67,460 e o km 69,297, em Maquiné, no do Rio Grande do Sul. O segundo túnel está localizado no km 257,2 da rodovia, no Morro Agudo, em Paulo Lopes. Esta galeria tem 1.014 metros de extensão.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal