• DNIT/SC executa 24 quilômetros de melhorias em pavimento da BR-101 Sul

DNIT/SC executa 24 quilômetros de melhorias em pavimento da BR-101 Sul

12 Dez, 2017 15:59:10 - BR-101

Içara (SC)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) executa, nesta semana, trabalhos de recomposição e melhorias no pavimento da BR-101 Sul catarinense, entre Içara e Araranguá. Hoje (12) há serviços sobre a pista de sentido Florianópolis-POA, no km 392, em Criciúma, com estreitamento nas faixas de rolagem. Restam dez quilômetros para finalizar todo o lote de obras – num total de 34 kms, onde 70,6% do volume de atividades já executado. Toda a logística segue nos próximos dias, com meta de finalização até 21 de dezembro, dentro das condições estáveis.

Com a movimentação de equipamentos e trabalhadores sobre as pistas duplicadas, a frente de obras requer interrupção na faixa de rolagem da direita, para abrigar a logística das atividades e resguardar a segurança dos motoristas. Os trabalhos começaram por Araranguá, no km 409 e vão rumar para o Norte catarinense, até chegar ao Rio dos Porcos (Içara), no km 380, sempre sobre a plataforma de tráfego em longo curso, mais desgastada pela movimentação de cargas.


Esta fase das atividades de recomposição do pavimento não vai contemplar vias lindeiras e alças de acesso, ficando para futura rodada de serviços. A movimentação sobre o pavimento começa às 07:00 horas, com a distribuição dos elementos de sinalização provisória e se estende até 17:30 horas, de segunda-feira a sábado.

Serão usadas cerca de cinco mil toneladas de massa asfáltica CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) – 2,7 mil já instalados. Os serviços começam com a remoção das camadas superficiais do pavimento asfáltico pelo processo de fresagem – com uso de equipamento, o asfalto é escareado, isto é, arrancado, e no lugar é depositada e compactada nova camada. Nesse segmento não está sendo aplicado o microrrevestimento, pois os trabalhos são pontuais.

O DNIT/SC pede aos motoristas que respeitem o limite de velocidade dentro das frentes de obras, que é de 60 km/h para todos os tipos de veículos. Chovendo, os trabalhos são suspensos e a sinalização provisória de obras é retirada. Todas as frentes de serviço estão identificadas e isoladas, ficando os motoristas obrigados a segui-la, principalmente na manutenção dos limites de velocidade. 

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
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REDAÇÃO JINEWS
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