• DNIT/SC e Consórcio levam Educação Ambiental para Obras Complementares

DNIT/SC e Consórcio levam Educação Ambiental para Obras Complementares

16 Jul, 2018 15:31:56 - BR-101

Pescaria Brava (SC)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) e o Consórcio Concremat-Tecnosolo (Gestão Ambiental) levaram ações de Educação Ambiental para alunos da EEB Taquaruçu, na sexta-feira, 13. A escola é lindeira ao lote de Obras Complementares à duplicação da BR-101 Sul, no km 312 ao km 324, em Pescaria Brava.

Na oficina realizada, crianças do ensino fundamental, professores e funcionários debateram as transformações ambiental antes, durante e após as obras de duplicação na rodovia federal. A ação foi coordenada pela equipe de Comunicação Social e Educação Ambiental do DNIT/Consórcio e discutiu junto aos alunos as transformações trazidas pelas obras de duplicação, os cuidados com o meio ambiente durante as construções e os trabalhos para manter as condições de trafegabilidade aliada aos cuidados ambientais com o empreendimento concluído. Foram realizadas duas oficinas com apresentação do conteúdo em conjunto às discussões e troca de experiências dos participantes.

As oficinas de EA são realizadas pelo consórcio desde 2005, quando iniciaram as obras de duplicação. Para os envolvidos pelo empreendimento, a equipe repassa informações sobre os 22 Programas Socioambientais e um Estudo desenvolvidos paralelamente às obras, bem como noções de segurança, relacionamento no trabalho e sensibilização para a segurança no trânsito, em atendimento, como medidas de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama. Para os trabalhadores, as oficinas são voltadas para valorização do profissional, cuidados e uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs), cuidados ambientais na obra e interação com as comunidades.

Ao todo, 56 pessoas participaram das oficinas de EA.

Com as atividades nos lotes de Obras Complementares em execução em Tubarão, Pescaria Brava e Laguna, as ações de sensibilização ambiental continuam. A equipe de Comunicação Social e Educação Ambiental do Consórcio, a pedido do DNIT, realiza ações para obtenção da Licença de Operação da BR-101 Sul. O consórcio age nas comunidades e nas escolas lindeiras trazendo, agora, a realidade das transformações ambientais, estruturais e de trafegabilidade trazidas pela duplicação da BR-101 Sul. Essa continuidade vem aumentando ainda mais o número de pessoas que interagem com conteúdo apresentado, criando sensibilização ambiental para um pós-obras.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE