• DNIT/SC e consórcio fazem oficinas para crianças em Içara

DNIT/SC e consórcio fazem oficinas para crianças em Içara

27 Mar, 2017 15:49:54 - BR-101

Içara (SC)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) e consórcio Concremat-Tecnosolo-WorleyParsons, dão continuidade às oficinas de Educação Ambiental (EA) em escolas lindeiras da BR-101 Sul. Na sexta-feira, 24, foram realizadas três oficinas na escola de Ensino Fundamental Esplanada, em Içara. A instituição recebe alunos do ensino fundamental do bairro Esplanada, lindeiro ao km 370 da rodovia federal.

As oficinas reuniram 131 pessoas, entre a direção, professores, funcionários e alunos. Duas oficinas aconteceram durante a manhã e outra no primeiro horário da tarde de sexta-feira. O trecho em que está localizada a escola fica dentro do lote 27 de obras de duplicação, sendo o primeiro segmento a ser liberado em Santa Catarina, em 2008. De lá para cá, a comunidade e a escola vêm vivenciando as mudanças trazidas pela expansão das pistas e o aumento no fluxo de veículo, principalmente nas vias laterais: no km 370 foi construído o viaduto de acesso ao Balneário Esplanada, rota turística para municípios do Sul catarinense, que durante a temporada de verão recebem acréscimo na quantidade de tráfego.

Esta é a segunda escola visitada dentro do cronograma de ações para EA, em elaboração para o ano de 2017. A equipe de Interação Social do consórcio fez, em janeiro e fevereiro, ações de EA para trabalhadores envolvidos nos trabalhos de conservação das pistas e obras de arte especiais da BR-101 e já visitou escola em Laguna.


O Programa de Educação Ambiental tem objetivo de desenvolver ações educativas, formuladas através de um processo participativo, visando capacitar e habilitar as camadas da sociedade que de alguma forma interagem com as obras de duplicação. A evolução das informações ambientais transmitidas teve que se adequar aos vários estágios da obra e particularizar para cada comunidade ou escola, nos diferentes trechos da rodovia.

De 2005 a 2016, foram reunidas 67.143 pessoas em oficinas de Educação Ambiental e de Comunicação Social.  Aos trabalhadores, estudantes, professores e moradores das comunidades lindeiras ao empreendimento, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, a equipe repassou informações sobre os projetos socioambientais desenvolvidos paralelamente às obras, bem como noções de segurança, relacionamento no trabalho e sensibilização para a segurança no trânsito, em atendimento, como medidas de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzido pelo IBAMA.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal