• DNIT/SC começa construção de pilares no último viaduto

DNIT/SC começa construção de pilares no último viaduto

15 Abr, 2016 00:00:00 - BR-101

Tubarão (SC)

A primeira etapa de instalação das estacas raiz está terminada, no viaduto em construção no km 339 da BR-101 Sul catarinense, e, com isso, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) já começa a construir os pilares da estrutura. Durante toda esta semana, a autarquia preparou as sapatas de concreto para instalar as ferragens que darão suporte a toda a passagem. A obra é realizada pelo consórcio Setep-Sotepa e será o acesso e saída dos bairros Sertão dos Corrêas e Cruzeiro, em Tubarão.


O processo de estaqueamento com estaca raiz será finalizado neste sábado, 16, quanto todas as 56 estacas (24 unidades em cada cabeceira, mais oito unidades nas laterais de contenção do talude) estiveram construídas. A partir desse ponto, começa a construção das sapadas e bases dos pilares na cabeceira Sul. Nesta sexta-feira, 15, trabalhadores do consórcio instalaram as ferragens sobre as sapatas construídas na cabeceira Norte. As estacas-raiz são estacas escavadas de pequeno diâmetro, concretadas por injeção pressurizada. As estacas raiz são mais utilizadas em terrenos difíceis. No caso do viaduto do km 339, o vão escavado e a presença de duas pistas de desvio em aclive e declive dificultam a entrada e saída de equipamentos pesados.

A construção do viaduto foi iniciada em 7 de março, quando o talude começou a ser escavado, abrindo frente para a construção da estrutura. Trabalhos preliminares foram feitos, com a construção do sistema de drenagem e a liberação dos desvios laterais. Quando finalizado, o viaduto terá 16 metros de largura sobre a pista, 14 metros de largura no vão inferior, 4,6 metros de altura no centro, duas calçadas para pedestres com dois metros de largura e duas faixas de rolagem, ambas com cinco metros cada. Este é o último viaduto em construção na duplicação da BR-101 Sul catarinense.

Os trabalhos no viaduto vão continuar nos próximos dias, dentro das condições de tempo estável.

Com obras, acesso muda – Os moradores, transportadores de cargas ou pessoas e pedestres que utilizarem o acesso ao bairro Cruzeiro, pelo acesso próximo ao km 339 da BR-101 Sul, precisam atentar para a mudança no trajeto. Por conta da liberação do desvio no sentido Sul-Norte, o antigo acesso foi redimensionado, para dar espaço à frente das obras. Assim como o acesso ao Sertão dos Corrêas, que foi modificado por conta da liberação do desvio lateral, no sentido Norte-Sul. Todos os acessos aos bairros lindeiros nesse trecho devem seguir a orientação da sinalização provisória.

Com os trabalhos de construção de pista, entre o Km 337 e o Km 339 da BR-101 Sul, em Tubarão (SC), os motoristas devem atentar para a circulação de equipamentos e trabalhadores. A principal recomendação, a partir de agora, é a movimentação para a construção do viaduto projetado para o km 339.

Os motoristas devem redobrar a atenção, também, no acesso a SC-390, ligação entre os municípios catarinenses de Tubarão a Orleans, bem como o acesso da rodovia estadual à BR-101 Sul/SC. Foi alterado o acesso ao Sertão dos Corrêas, que passou a ser feito 200 metros à frente da antiga entrada. Os trabalhos acontecem durante toda esta semana, dentro das condições de tempo estável na região.

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE