• DNIT/SC amplia trabalhos para proteger taludes contra erosão na BR-101 Sul

DNIT/SC amplia trabalhos para proteger taludes contra erosão na BR-101 Sul

02 Ago, 2018 10:51:14 - BR-101

Pescaria Brava (SC)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) faz nesta semana, trabalhos para evitar processos erosivos em taludes da BR-101 Sul, dentro do lote de Obras Complementares, em Pescaria Brava. A autarquia instala leivas de gramínea nas encostas da via lateral em construção, evitando que a chuva escave o solo, danificando a obra.

A ação pretende barrar o processo erosivo no aterro compactado e taludes escavados, evitando retrabalhos e danos ambientais durante o processo construtivo da estrutura. A obra da nova rua lateral está localizada entre o km 321 ao km 324 da rodovia federal, entre os bairros de Santiago a Estiva.

Todos os trabalhos são executados fora do fluxo de veículos, não oferecendo riscos aos motoristas. O plantio é acompanhado pelas empresas de Supervisão de Obras e pela Gestão Ambiental.

Além do plantio de grama, todo o sistema de drenagem sendo construído para dar vazão a água das chuvas, ligando as pistas ao sistema de drenagem. Em todos os taludes, e também nos canteiros, a cobertura feita pelas gramíneas serve de condutor da água diretamente à drenagem, evitando o carregamento de sedimentos até as galerias e bocas-de-lobo.

Durante o processo construtivo de pistas, viadutos ou passagens de pedestres, as empresas ou consórcios envolvidos na duplicação da BR-101 Sul, seguem as orientações do programa de Controle de Processos Erosivos, disposto no Plano Básico Ambiental da rodovia. Esse programa executa ações de caráter preventivo e corretivo nas áreas de apoio, como jazidas, caixas de empréstimo de material, pedreiras, com fins a evitar o aparecimento e a evolução de processos de erosão do solo ou do aterro compactado.

Medidas como recuperação da cobertura vegetal e o emprego de dispositivos de drenagem vêm sendo implantadas no decorrer das obras, tornando possível a efetividade das ações. O controle do processo erosivo é acompanhado pela Empresa de Supervisão e Gerenciamento Ambiental (ESGA), contratada pelo DNIT, desde o início das atividades de obras. O acompanhamento somente é considerado concluído ao término da duplicação em cada lote, onde é feita a avaliação final da efetividade das medidas de controle implementadas.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal