• DNIT/SC alerta pedestres para avanço das Obras Complementares

DNIT/SC alerta pedestres para avanço das Obras Complementares

24 Jul, 2018 11:04:15 - BR-101

Pescaria Brava (SC)

Enquanto as Obras Complementares avançam no km 322 da BR-101 Sul, o DNIT/SC alerta os pedestres quanto a movimentação de trabalhadores e equipamentos pesados próximo da passagem inferior construída nesse local. Durante o processo construtivo de nova via lindeira, ligando os bairros de Santiago à Estiva, em Pescaria Brava, os moradores que usam a travessia estarão expostos aos trabalhos.

O alerta é necessário para evitar acidentes e, principalmente, educar os transeuntes durante a construção. Além disso, por medida de segurança, as frentes de trabalho no lote de Obras Complementares têm a entrada de pessoas vetada, vista a movimentação de equipamentos e trabalhadores. Por curiosidade ou para acompanhar a evolução dos trabalhos, muitos moradores lindeiros acabam ocupando o espaço de obras, o que é proibido. Isso porque para circular pela frente de obras é preciso usar os equipamentos de proteção individual (EPIs) e possuir treinamento especializado. Além disso, pessoas não autorizadas estão expostas ao risco de acidentes, já que o local de trabalho abriga ferramentas, escavações e obras em evolução.

A maior atividade logística das obras está localizada entre o km 321 ao km 324, em Pescaria Brava, trecho de serviços construtivos inserido entre dois aglomerados urbanos. Essa área não tem circulação de pedestres ou veículos, não sendo local de embarque ou desembarque de passageiros de transportes público. O DNIT/SC pede interessados em acompanhar a obra, sejam das comunidades lindeiras, fornecedores ou imprensa, devem procurar informações pelo Serviço de Atendimento ao Usuário, pelo telefone 0800 6030 101 ou (48) 3632-0285, para contato.

O consórcio Concremat-Tecnosolo, contratado para a Gestão Ambiental nas obras da BR-101 Sul, faz campanhas permanentes de Comunicação Social nas comunidades lindeiras para alerta dos trabalhos e as medidas de segurança a serem tomadas.

Com o avanço na execução das Obras Complementares, a autarquia recomenda atenção redobrada para acessos laterais nos trechos de Laguna, Pescaria Brava, Capivari de Baixo e Tubarão. Sejam as alças de incorporação (entrada na rodovia federal) ou desincorporação (saída do fluxo) os serviços estão movimentando trabalhadores e equipamentos nesses espaços.

Na segunda fase de obras na duplicação da BR-101 Sul catarinense serão construídos 4.901,50 metros de novas vias laterais, uma nova ponte para via lateral e a adequação de ponte existente no km 329,9, no Rio Capivari. O lote de Obras Complementares e remanescentes se estende do km 300, em Laguna, até o km 358, em Sangão e já construiu e liberou cerca de dois mil metros de vias laterais, 1,5 mil metros de calçadas em Pescaria Brava com 2,2 mil metros construídos em na travessia urbana do bairro São Cristóvão, em Tubarão, um viaduto e quatro passarelas.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE