• DNIT/SC alerta para cuidados com chuvas no final do dia

DNIT/SC alerta para cuidados com chuvas no final do dia

20 Dez, 2016 17:37:14 - Geral

Florianópolis (SC)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) recomenda aos motoristas que trafegam pela BR-101 Sul, entre os municípios catarinenses de Paulo Lopes a Passo de Torres, que redobrem os cuidados quanto à previsão de tempo instável nos próximos dias. Com a chegada das festas de final de ano, a quantidade de veículos em movimentação pela rodovia federal aumenta consideravelmente, chegando a receber acréscimo de até 50% em dias específicos (Natal e Ano Novo).

Serviços de meteorologia apontam tempo chuvoso para esta terça-feira (20) e previsão de pancadas de chuva no final de tarde para os próximos dias, horário com maior circulação principalmente em vias laterais. Para aumentar a segurança, é recomendado aos motoristas manter os faróis baixos acessos, pois além de melhorar a visibilidade das faixas de rolagem, possibilita que outros usuários possam visualizar o veículo.

A manutenção da distância com o veículo que segue na frente é indispensável e depende da velocidade. Reduza a velocidade tomando cuidados redobrados ao entrar em pontes, fazer retorno ou voltar para a pista, em caso de parada. Cuide também da segurança dos pedestres, em movimentação nos locais de travessias, como escolas, comércios, centros religiosos e aglomerados urbanos. Nas vias laterais, a velocidade limite é de 50 km/h para todos os tipos de veículos.

Para os motociclistas, o capacete é o principal equipamento de proteção individual para os condutores de motocicleta. Durante a condução, a viseira deve permanecer fechada. Na utilização de capacetes que não possuem viseira, é obrigatório o uso de óculos fixados ao capacete para proteção dos olhos. Outro item de segurança importante no capacete é a faixa refletiva, para que o condutor seja visto à distância durante a noite.

Antes de sair em viagem pela BR-101, verifique o funcionamento dos limpadores de para-brisa. Eles são fundamentais para dirigir com segurança. Cuide também dos pneus, pois se estiverem carecas ou mal calibrados dificultam a aderência com o asfalto, causando acidentes.

A sinalização vertical e horizontal definitiva instalada nos bordos da rodovia devem ser obedecidas, respeitando os limites de velocidade fixados. Nos desvios é proibida a manobra de ultrapassagem, respeitando os locais de travessia para pedestres. Nas chuvas torrenciais, não é seguro parar o veículo no acostamento. O ideal é procurar abrigo em locais como os postos de combustíveis, entrepostos comerciais ou nos postos da PRF em Paulo Lopes, Tubarão e Araranguá.


TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃOFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE