• Diversidade em pauta no II Encontro Regional de Direitos Humanos

Diversidade em pauta no II Encontro Regional de Direitos Humanos

14 Set, 2018 14:52:55 - Geral

Içara (SC) 

Presidente da Aliança Nacional LGBTI, Toni Reis, será um dos destaques do evento

O Governo de Içara, por meio da Secretaria de Saúde, vai realizar no dia 27 de setembro, das 8h às 17h, o II Encontro Regional de Direitos Humanos e Diversidade. No clube Ipiranga será realizado um dia de conversas para colaboradores e comunidade em geral sobre direitos e abordagens à população.

De acordo com a psicóloga do programa de IST/HIV/AIDS, Samira Abdenur, o objetivo do evento é desconstruir crenças e passar informações sobre a população LGBT. “Muitas pessoas acabam tendo dificuldades no acolhimento das pessoas e, com esse evento, queremos também quebrar alguns tabus”, explicou.

Além da participação da comunidade e membros da Secretaria de Saúde, o evento se estende à colaboradores da Educação e também da Assistência Social, que durante dois períodos podem participar das conversas e fazer questionamento aos palestrantes.

Na programação, especialistas sobre o assunto LGBT como o presidente da aliança nacional LGBTI, Toni Reis, além de Gabriela da Silva, que é doutoranda em educação pela UFSC e professora da rede estadual de SC. O evento também contará com apresentações da Fundação Cultural e de Pethyne Noir. 

Conscientização  

Uma pesquisa nacional realizada sobre o ambiente escolar em 2015/2016 mostrou, entre outras coisas, que 73% dos/das estudantes LGBT com entre 13 e 21 anos de idade foram agredidos/as verbalmente nas escolas; 36% foram agredidos fisicamente; e 60% se sentiam inseguros na escola no último ano por serem LGBT. 

Há em média, um assassinato de pessoas LGBT por dia no Brasil, apenas por serem o que são – LGBT –, liderando de maneira disparada o ranking mundial deste tipo de homicídio. Também há dados que mostram que o índice de suicídio entre essa população LGBT é 8 vezes maior comparado com pessoas heterossexuais, em grande parte devido à rejeição, discriminação e violência psicológica e física sofridas pelo fato de ser LGBT.

Confira a programação:

8h15 – Abertura com autoridades e apresentação da FMCE

8h45 – Toni Reis: Avanços e desafios para o respeito à diversidade na educação

10h30 – Gabriela da Silva – Gênero e Sexualidade: Transgredindo as fronteiras da normalidade e anormalidade

13h - Toni Reis: Avanços e desafios para o respeito à diversidade na saúde

15h - Gabriela da Silva – Gênero e Sexualidade no ambiente escolar

16h40 – Encerramento e apresentação com Pethyne Noir. 

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE