• Dissertação compara testes práticos com software voltado à indústria de fundição

Dissertação compara testes práticos com software voltado à indústria de fundição

03 Jul, 2020 12:07:15 - Educação

Criciúma (SC)

Indústrias dos mais variados segmentos apostam em softwares que simulam cenários e antecipam problemas. O desafio é saber se eles realmente estão corretos. Para fazer essa avaliação entre a parte tecnológica e a prática, o mestrando Nilo Fuchter Júnior está desenvolvendo sua dissertação. Ele avalia se os componentes, que foram fundidos, possuem a resistência final apontada.

O aluno faz parte da turma do Mestrado Profissional em Engenharia Metalúrgica da Satc e está na fase final de estudos. “Já concluí as disciplinas e agora estou na parte da dissertação”, disse. Ele já fez a revisão de literatura e atuou com o software de simulação. Agora, se dedica à parte prática, fazendo a usinagem dos corpos de prova e os testes analíticos que vai comparar com a validação numérica.

“O objetivo é obter o melhor desempenho mecânico do produto final. Os resultados poderão ser utilizados pela indústria que pode aplicar em material fundido, elevar propriedades mecânicas, redução dos defeitos e diminuir retrabalho no processo de soldagem”, reforçou o mestrando.

A utilização de ferramentas computacionais é cada vez maior na indústria. “Ele está usando um software de simulação que possui um valor agregado alto, mas que permite com que problemas sejam antecipados, evitando o retrabalho e entregando o produto mais rápido para os clientes”, afirmou o professor orientador Daniel Fritzen.

A pesquisa desenvolvida por Fuchter Júnior tem como foco principal a indústria de fundição, um segmento muito forte na região Sul de Santa Catarina. “As fundições poderão aproveitar os estudos. Os resultados têm se apresentado bem promissores”, destacou Fritzen.

O Mestrado Profissional em Engenharia Metalúrgica da Satc está com inscrições abertas para uma nova turma. Informações podem ser obtidas pelo e-mail: pos@satc.edu.br ou no telefone (48) 3431-7577.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal